Biologia, perguntado por thaiskkk15, 9 meses atrás

5) Por que as pessoas do tipo sanguineo "O"sdo doadoras universais e as pessoas do
ho sanguíneo "AB" sido receptores universals? (10 pts.)

Soluções para a tarefa

Respondido por GuilhermeSXY
1

Resposta:

Porque o grupo O não tem proteínas do sangue que reagem com os anticorpos do receptor e porque o grupo AB não tem anticorpos que reagem com as proteínas do sangue do doador.

Recomendo fortemente a leitura da explicação para aprofundamento ou simplesmente leia o AVISO no final da explicação.

Explicação:

O sistema ABO é útil para garantir segurança em transfusões de sangue.

Essa classificação leva em conta duas proteínas que podem ser encontradas na superfície das hemácias (glóbulos vermelhos), que seriam o aglutinogênio A e o aglutinogênio B, e também dois anticorpos presentes no plasma sanguíneo, a aglutinina anti-A e a aglutinina anti-B.

*(vou deixar uma imagem de uma tabela que mostra as relações entre os tipos)

Basicamente, um indivíduo não terá anticorpos que reagem com suas próprias proteínas. Por exemplo:

→ Quem pertence ao grupo sanguíneo A tem aglutinogênios A e anticorpos anti-B. Se essa pessoa tivesse anticorpos anti-A no plasma sanguíneo, eles aglutinariam seus próprios glóbulos vermelhos (hemácias), ou seja, formariam coágulos capazes de entupir os vasos sanguíneos.

GRUPO O:

→ Se você analisar a tabela, verá que o grupo O tem os anticorpos aglutinina anti-A e aglutinina anti-B, ou seja se uma pessoa com sangue O recebesse sangue de alguém tipo A, B ou AB, seus anticorpos reagiriam com as proteínas aglutinogênio A e/ou aglutinogênio B presentes no sangue recebido, formando coágulos, o que pode ser fatal para o receptor.

→ Também quer dizer que eles podem doar para qualquer outro grupo, pois não tem aglutinogênios nas membranas de suas hemácias, ou seja, não tem contra o que os anticorpos do receptor reagirem.

GRUPO AB:

→ Se você analisar a tabela novamente, verá que o grupo AB tem ambas as proteínas na membrana de suas hemácias (aglutinogênios A e B) e não tem nenhum dos anticorpos aglutinina anti-A ou anti-B. Isso significa que eles podem receber de qualquer um dos outros grupos, inclusive do seu próprio, que não haverá problema, pois não tem anticorpos que reagem contra as proteínas do sangue recebido.

→ Também quer dizer que eles não podem doar para nenhum outro grupo a não ser o seu próprio, pois tem ambas as proteínas em suas hemácias (aglutinogênio A e B) que podem reagir com os anticorpos aglutinina anti-A e/ou anti-B do receptor, formando coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos, levando a morte.

AVISO

Vale ressaltar que existe um outro sistema, chamado sistema Rh, o qual baseia-se na presença de uma substância chamada fator Rh no sangue.

→ Se a pessoa tiver essa substância, ela é considerada Rh+.

→ Se a pessoa não tiver essa substância, ela é considerada Rh-.

Essa classificação é unificada com o sistema ABO, formando o sangue positivo e negativo, exemplo: A+, B-, AB+, O-, O+, etc.

→ Se uma pessoa Rh- for exposta ao sangue Rh+, haverá produção de anticorpos anti-Rh. Em uma segunda exposição a esse tipo de sangue, esses anticorpos pode causar coagulação do sangue do receptor Rh-, o que é fatal.

→ Em contrapartida, uma pessoa Rh+ pode ser exposta diversas vezes ao sangue Rh-, pois nesse caso não há produção de anticorpos anti-Rh.

Em sua pergunta, você citou o grupo O e AB somente, mas é preciso lembrar que um positivo não pode doar para um negativo, nem mesmo para seu próprio grupo.

Vou tentar esquematizar o sistema Rh para ti:

------------------------------------------------------

NÃO PODEM DOAR:

→ O+ para O-, A-, B-, AB-.

→ A+ para O-, O+, A-, B+, B-, AB-.

→ A- para O+, O-, B+, B-.

→ B+ para O-, O+, B-, A+, A-, AB-.

→ B- para O-, O+, A+, A-.

→ AB- para O-, O+, A+, B+, A-, B-.

→ AB+ para nenhum grupo exceto ele mesmo, porém pode receber de todos (receptor universal).

PODEM DOAR:

→ O- para qualquer grupo (doador universal)

→ O+ para O+, A+, B+, AB+.

→ A- para A+, A-, AB-, AB+.

→ A+ para A+, AB+.

→ B+ para B+, AB+.

→ B- para B+, B-, AB-, AB+.

→ AB- para AB-, AB+.

→ AB+ para AB+.

------------------------------------------------------

A maneira correta de interpretar é que:

→ O portador do sangue O- é o doador universal.

→ O portador do sangue AB+ é o receptor universal.

*(vou deixar também uma imagem de um esquema que mostra as possibilidades de doação de sangue quanto ao sistema ABO somente - lembrando que esse não é o único critério para uma doação, sendo necessário também conhecer o fator Rh do receptor e doador).

Ficou um pouco extenso né

Deu um trabalhinho, mas é que eu me empolgo muito quando falo de biologia

Se ficou qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

As imagens são aquelas lá em cima, uma da tabela que mostra as relações entre os tipos de sangue segundo o sistema ABO e outra do esquema de doação ABO.

Abraços e bons estudos ;)

Anexos:
Perguntas interessantes