5 perguntas com respostas da idade moderna
Soluções para a tarefa
Vamos lá:
1-Qual documento escrito pelo monge Martinho Lutero é considerado o inaugurador da Reforma Protestante em 1517?
Resposta:As 95 teses, também conhecidas como “Disputação do doutor Martinho Lutero sobre o poder e eficácia das indulgências”, foram um tratado escrito por Martinho Lutero que continha críticas do então monge agostiniano contra a prática das indulgências. A lenda protestante fala que Lutero afixou as teses na porta da Igreja de Winttenberg, em 31 de outubro de 1517.
2-Rei francês que é considerado o grande símbolo do absolutismo na Europa Ocidental:
Resposta:Luís XIV, que reinou na França de 1643 a 1715, foi o grande símbolo do absolutismo na Europa. Durante o seu reinado, foram tomadas diversas ações para reforçar a posição do rei como autoridade sobre a França. Foi o grande símbolo de um monarca com poder absoluto e inquestionável.
3- O primeiro acordo de divisão da América assinado entre Espanha e Portugal em 1494 ficou conhecido como:
Resposta:O Tratado de Tordesilhas foi assinado por Espanha e Portugal em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas. Esse tratado determinou a divisão das possíveis terras a serem encontradas no Novo Mundo durante o período das Grandes Navegações. A Espanha ficou com as terras a oeste da linha imaginária divisória, e Portugal, com as terras a leste.
4- A conquista dos astecas, em 1521, foi uma das etapas da conquista da América realizada pelos espanhóis. O responsável por esse acontecimento foi:
Resposta: A conquista dos astecas, no território do atual México, foi liderada por Hernán Cortés, espanhol que chegou à região por volta de 1519. Para conseguir conquistar a capital asteca, Tenochtitlán, Cortés contou com o auxílio de milhares de indígenas que pertenciam a povos rivais dos astecas. Doenças, como a varíola, também contribuíram para a derrota asteca em 1521.
5- Autor que fazia a defesa do poder do monarca no livro O Leviatã:
Resposta: O Leviatã foi um livro escrito por Thomas Hobbes e publicado em 1651. Nesse livro, Hobbes argumenta que a centralização do poder no monarca é a única forma de garantir a segurança do reino contra invasores estrangeiros e contra o caos. Assim, para garantir seu bem-estar, os súditos devem ceder de boa vontade o poder para o rei.
Espero ter ajudado;)