5)
“Pensem nas crianças mudas, telepáticas
Pensem nas meninas cegas, inexatas
Pensem nas mulheres, rotas alteradas
Pensem nas feridas como rosas cálidas
Mas, oh! Não se esqueçam da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária
A rosa radioativa, estúpida inválida
A rosa com cirrose a antirosa atômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada”
O poema acima é evocativo de um acontecimento peculiar do fim da Segunda Guerra Mundial. Partindo de seus conhecimentos sobre esse evento e da linguagem empregada por Vinícius de Moraes para descrevê-lo, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A rosa em questão é uma clara referência à resistência japonesa na cidade de Hiroshima, numa menção à Rosa do Povo, de Drummond, e ao posicionamento da esquerda nesse período.
b)
A poesia evoca a memória dos soldados mortos em missões suicidas, lamentados como vítimas do autoritarismo do governo japonês nos grandes veículos de imprensa.
c)
O poema parte, na verdade, de uma menção velada à revolucionária espartaquista Rosa Luxemburgo – a Rosa do Povo.
d)
A rosa de Hiroshima é representativa das rosáceas que emergiam na pele dos militares japoneses atingidos pela radiação (já que a cidade foi escolhida, enquanto alvo, em função de suas guarnições militares).
e)
Vinícius emprega uma linguagem pungente para transmitir ao leitor o horror frente ao “cogumelo atômico” resultante da detonação de uma bomba em Hiroshima e às suas consequências – o massacre da população civil nessa cidade e a ameaça de futuras rosas radioativas, estúpidas e inválidas
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
e) Vinícius emprega uma linguagem pungente para transmitir ao leitor o horror frente ao “cogumelo atômico” resultante da detonação de uma bomba em Hiroshima e às suas consequências – o massacre da população civil nessa cidade e a ameaça de futuras rosas radioativas, estúpidas e inválidas
Explicação:
Cheguei a tal conclusao por exclusão, pois Hiroshima não era uma cidade de caráter militar, mas sim totalmente camponesa.
E, a "Rosa de Hiroshima" faz referencia à nuvem vinda da explosão da bomba, que era parecido com uma rosa desabrochando.
samuelmedeirosdossan:
também cheguei a essa mesma conclusão
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás