Português, perguntado por alvarovianna91owlsqi, 1 ano atrás

5- para retratar o navio negreiro, o poeta cria também imagens que associam, simultaneamente, movimento e sonoridade. a) identifique na quinta estrofe palavras ou expressões que representam tais imagens. b) O que a "dança", na sexta estrofe representa? c) Quem são os autores da "irrisão? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por biancasantos71
199
3.
a)
> luminosidade: "deserto" e "a terra esposa a luz"
> movimento: "voa em campo aberto" e "combatem na solidão"

b) Essa gradação sugere a perda gradual da liberdade do escravo, indo da perda do espaço (sem luz, sem ar) à perda da motivação de viver (sem razão).

c) "Sem razão" pode se referir à vida dos escravos, que é uma vida sem motivação, sem sentido, pois não há espaço para sonhos e esperança. Mas também pode ser uma crítica à violência sofrida por eles, ou seja, é uma atitude "sem-razão", injusta.

4.
a) A comparação ocorre ao associar a escrava negra com Agar, escrava branca (mulher de Adão).
A hipérbole ocorre ao dizer que o sofrimento da escrava era tanto que amargava o leite, impedindo-a de amamentar seu filho.

b) A hipérbole enfatiza o sofrimento da escrava. Ela sofria duplamente: por ela e pelo filho que não podia receber seu leite.

5.
a)
> movimento: "a guerra, a caça ao leão" e "arranco de um finado"
> sonoridade: "sono dormido à toa"e "baque de um corpo ao mar"

b) A dança representa os movimentos feitos pelos negros ao serem chicoteados.

c) Quem produz a "irrisão" (zombaria) são os vendedores e donos de escravos, que se divertem ao chicoteá-los.

6. O poeta utiliza o contraste, mostrando a vida dos negros antes e depois de serem escravizados, para defender o fim da escravidão.
&gt
&gt Antes, eram livres guerreiros e caçadores, dormiam tranquilos e tinham sede de poder. Agora, são míseros escravos, dormindo em locais imundos e sem sosssego, e sofrem terríveis castigos físicos.
Respondido por marigiorgiani
79

Resposta da 5. a)

As palavras e expressões que representam movimento seriam: "A guerra, a caça ao leão" e "arranco de um finado". Já com relação à sonoridade, seriam "sono dormido à toa" e "baque de um corpo ao mar".

Castro Alves, o "poeta dos escravos", emprega uma linguagem hiperbólica para defender os seus ideais liberais. Durante a infância o autor viveu em fazenda, onde conheceu muitos escravos e suas histórias, que lhe serviram de inspiração mais tarde.

É válido relembrar, também, que no poema "Vozes d'África", Castro Alves se coloca como o próprio continente africano e, em primeira pessoa, clama ajuda de Deus.

Resposta da 5. b)

A dança, na sexta estrofe, representa os movimentos feitos pelos negros ao serem chicoteados.

Castro Alves consegue, nesse poema, fazer uma recriação poética das cenas dramáticas do transporte de escravos no porão dos navios negreiros. Trata-se de uma obra da terceira geração do romantismo, o condoreirismo, que representou um momento de maturidade e transição da Literatura brasileira ao romper com o ideário ultrarromântico.

Resposta da 5. c)

Os autores da "irrisão" (zombaria) são os vendedores e donos de escravos, que se divertem ao chicoteá-los.

Ao longo da obra, vemos que o autor faz uso de recursos linguísticos como metáforas, comparações, personificação e outras. Assim ele consegue ir "denunciando" as condições de precariedade dos escravos e criticar tamanha desumanidade e animalização.

Além de buscar descrever como eram essas viagens dos escravos, Castro Alves tenta representar a natureza circundante (o mar, o céu, o luar).

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18705565

Anexos:
Perguntas interessantes