5.
Para Aristóteles, a ética é indissociável da política. Segundo esse filósofo, seria na prática política que se exercitaria a ética. Para Aristóteles, política seria uma consequência natural da ética. Com relação ao pensamento político aristotélico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para Aristóteles, a finalidade da política é promover o bem humano.
( ) Em Aristóteles, a causa da prática política está na natureza humana.
( ) Aristóteles distinguia a justiça distributiva da justiça participativa.
( ) Aristóteles era um defensor da sofocracia: o governo do rei-filósofo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - V - F.
d) F - F - V - V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As afirmativas I, II e III estão corretas OU V-V-V-F.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
No caso da pergunta em tela seria V-V-V-F, vai depender da prova.
Quem defendia a ideia de rei-filósofo era Platão, não Aristóteles. Logo, as alternativas I-II-III são verdadeiras e a resposta C é a correta.
Aristóteles acreditava que o bem humano era sim a finalidade última da política: como conciliar a vida individual com a vida da coletividade e como a todos podem buscar a felicidade plena de modo seguro.
Da mesma forma, o homem era, para Aristóteles, um animal político (zoon politkon): é natural do homem não apenas viver, mas conviver. Isto provoca, naturalmente, uma troca social que coloca em risco o bem estar de todos.
Aristóteles também ficou célebre por diferenciar a justiça distributiva - que distribuía, por meio de sentenças, o que era isonômico: os iguais devem ser tratados igualmente e os desiguais desigualmente - da justiça participativa - que incitava a participação da população nas decisões do governo.
Não era Aristóteles, contudo, que defendia a ideia do governo de um rei-filósofo. Esta hipótese é suscitada por Platão em seu grande livro A República.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/31655148