Biologia, perguntado por Priscila0473, 1 ano atrás

5. Os receptores adrenérgicos alfa e beta pertencem a classe de receptores acoplados a proteína G e são ativos pelas catecolaminas (adrenalina e noradrenalina). Enquanto a ligação das catecolaminas em receptores alfa 1 ativa o sistema fosfolipase C, a ligação em receptores alfa 2 e beta ativa o sistema adenilato ciclase. Numa situação de hipertensão provocada pela ação da adrenalina, e sabendo que nas artérias temos um maior número de receptores alfa 1 adrenérgicos, diga qual sistema enzimático é ativo explicando o seu funcionamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por DanieldsSantos
0

Olá, tudo bem?

Os receptores alfa 1 são membros da superfamília de receptores associados à proteína G. Ao ser ativados por seu ligante, uma proteína heterodimérica G, chamada Gq, ativa a fosfolipase C, que quebra o fosfatidilinositol 4,5-bifosfato (PIP2) em inositol trifosfato (IP3) e diacilglicerol (DAG).

O IP3 interagem com os canais de cálcio do retículo sarcoplasmático, liberando o cálcio que estava retido para o citoplasma. Este aciona todos os outros efeitos.

Essa acão mediada pela adrenalina (ou epinefrina) sobre os adrenorreceptores alfa 1 estimula a vasoconstrição que, por conseguinte aumentará a resistência vascular periférica (RVP), resultando num efeito cronotrópico positivo (aumento da frequência cardíaca), daí altas cifras tensionais serão detectadas, a hipertensão arterial.

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes