5) Os gerentes tradicionais estão se transformando em líderes, coaches e mentores. Qual a diferença? Simples, antigamente, o gerente tinha seu poder imposto pelo nível hierárquico que ocupava, enquanto os subordinados tinham a responsabilidade de obedecê-lo. Sua autoridade era formal e baseava-se nas ordens e no comando. Hoje, o líder tem seu poder aceito pela equipe em virtude da maneira como a conduz e como se relaciona com ela. Sua autoridade não precisa ser formalizada, simplesmente precisa ser aceita pela equipe. É uma conquista, não uma imposição. Contudo, a liderança é situacional e deve levar em conta a tarefa ou a atividade a executar, os membros da equipe e os objetivos a alcançar.
CHIAVENATO, I. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. 2. ed. Barueri: Manole, 2011.
Baseando-se em nossos estudos sobre o fator humano nas organizações, descreva o que é liderança e cite os estilos de liderança.
Soluções para a tarefa
Em resumo, a liderança pode ser compreendida como uma condição em que o indivíduo se mostra preparado para lidar e comandar pessoas em uma organização. Nesta direção, a liderança é baseada no uso das Habilidades Humanas.
A liderança pode ser classificada em:
Autocrática - ocorre quando o líder centraliza todo o poder de decisão;
Democrática - ocorre quando os colaboradores participam da tomada de decisão sobre processos e projetos;
Liberal - ocorre quando o líder deixa a sua equipe de trabalho bem à vontade para tomar decisões. Neste caso, o líder não avalia nem regula os procedimentos internos;
Situacional - na prática, o líder pode usar qualquer um dos estilos de liderança citados anteriormente. Para isso ocorrer, dependerá da situação em que a empresa se encontra.
Força e Honra!