5) Opine sobre o melhor sistema de governo: presidencialismo ou parlamentarismo?
6) Qual é o regime de governo no caso brasileiro? Explique porquê.
7) O que você entende por regime do Estado democrático de direito?
8) Defina o papel de cada um dos poderes da República.
9) Qual é a diferença entre Estado e Governo?
10) Qual a diferença entre Estado e Nação?
Soluções para a tarefa
5) Meio pessoal, mas prefiro o Parlamentarismo, visto que o poder é delegado à uma figura indireta no poder, sem ser necessariamente o líder de Estado, apenas o chefe de governo.
6) O Brasil é presidencialista, porque seu chefe de estado e de governo está concentrado na figura do presidente, que é também chefe do executivo. (Vale ressaltar que passamos pela experiência parlamentarista durante o governo de João Goulart, com 3 Primeiro-Ministros que deram errado.)
7) Minha concepção de Governo Democrático é um governo acessível à qualquer membro civil da nação, cujo governo representa os interesses gerais da nação e a nação se vê representada neste governo.
8) Executivo: Responsável por executar as leis do país e por gerir este, sendo responsável pela integridade do país, nos âmbitos federais, estaduais e municipais.
Legislativo: responsável por criar leis e uma constituição para aplicação do executivo, o poder responsável por ditar as normas sociais da nação.
Judiciário: Responsável por julgar os casos de acordo com os parâmetros da lei, responsável por manter a ordem no meio social e ditar penitências, além de mediar conflitos.
9) Estado é o conjunto de instituições responsável por determinada área, sendo responsável pela gestão, defesa e integrida social do país. O Governo é uma das instituições formadoras do estado, sendo o responsável por administrar determinado território, podendo ser subdividido em governos menores (como estaduais e municipais).
10) Estado é formado pela nação, bem como por um território, cultura, governo e sociedade em geral. Já a nação é o grupo de pessoas de determinado território que se identificam com cultura e imagem nacionalista daquela região, sendo estes representados por um Estado e um Governo.