História, perguntado por BrunaAlvesMonteiro, 1 ano atrás

5) O que os revolucionários de 1932 reivindicavam ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
201
A revolução constitucionalista de 1932 foi uma guerra civil, onde forças políticas paulistas (fazendeiros, estudantes, comerciários e profissionais liberais) passaram a repudiar o então governo provisório de Getúlio vargas, que havia tomado o poder após a revolução de 1930. Entre as reivindicações dos paulistas está a convocação de eleições presidenciais e a criação de uma nova constituição.
Respondido por EduardoPLopes
47

Os revolucionários de 1932 (ou seja, os Constitucionalistas paulistas) reivindicavam a reabertura do Congresso (e das Assembleias Legislativas), a formação de uma Assembleia Constituinte e o fim dos abusos políticos cometidos por Vargas (que, por exemplo, havia afastado do poder Presidentes de estado, o que chamaríamos hoje de governadores, que lhe prestavam oposição.

Foram movidos em parte pelos excessos políticos cometidos por Vargas, que havia assumido provisoriamente o poder em 1930 e cada vez mais apresentava posturas anti-democráticas, e em parte pela defesa dos interesses políticos das elites paulistanas, que até a Revolução de 1930 dominavam o poder federal brasileiro.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3410694

Anexos:
Perguntas interessantes