5)
O professor chega à sala de aula, os estudantes já estão organizados em filas, com seus materiais guardados e em cima da mesa somente lápis, borracha e caneta. O silêncio impera, porém, há um clima de apreensão. Após entregar a cada aluno sua folha, o professor autoriza o início da avaliação. Enquanto os alunos respondem a prova, o professor passeia pela sala observando a conduta de cada estudante.
A situação descrita no texto é muito comum nas escolas em vários países do mundo. Segundo Foucault, essa situação indica:
Selecione uma alternativa:
a)
A combinação entre a sanção normalizadora e a vigilância, que encontram no momento do exame o ponto máximo de ritualização do controle, da dominação e do disciplinamento.
b)
A realização de um momento necessário na escola, pois o exame permite ao professor tomar as decisões necessárias com relação ao desenvolvimento do aluno e seu avanço no processo de escolarização.
c)
A importância da organização do espaço na garantia de que os alunos realizem efetivamente as avaliações de forma isolada e autônoma, evitando fraudes e diagnosticando corretamente a aprendizagem.
d)
Um momento em que os estudantes valorizam o processo de ensino e de aprendizagem, comportando-se adequadamente durante a aplicação de um exame.
e)
Um ritual importante na escola, pois permite identificar o que realmente os alunos aprenderam para poder atribuir as notas de forma justa.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) A combinação entre a sanção normalizadora e a vigilância, que encontram no momento do exame o ponto máximo de ritualização do controle, da dominação e do disciplinamento.
A situação descrita é uma combinação de sanção normalizada (não comum, apenas se tornou normal pela sua frequência), e a vigilância constante pelo professor durante o exame.
Esse é um método de controle e dominação que é usado com o pretexto de disciplinar as crianças e os jovens em uma sala de aula, em um processo educativo duvidoso e que muitas vezes não prepara ninguém para a vida adulta.
Foucault foi um filosofo e psicologo que criticava bastante o "eu" e as formas das relações humanas, principalmente em relação ao prazer.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/19426362