5. O poema apresenta rimas? Que efeito as rimas provocam no ritmo do poema? * Esta pergunta é obrigatória
6. A pontuação chama atenção no poema. Qual efeito de sentido as escolhas de pontuação criam no texto?
7. Ao contrário de muitos autores da época, que falam de uma mulher idealizada e descrevem um amor platônico, Castro Alves traz em seus poemas a experiência do amor real. Escolha um verso do poema e faça uma análise de como a mulher é retratada
8. No verso “A valsa nos levou nos giros seus”, o eu lírico - quem fala no poema - cria uma imagem,algo bastante visual. Que imagem foi criada?
9. A palavra “valsa” designa um certo gênero musical, mas aqui está significando a própria música.Isso é possível por haver uma relação direta de sentido. A esse recurso estilístico damos o nome de metonímia, uma figura de linguagem. Podemos encontrar o mesmo recurso em: * a. O talento de Machado de Assis é mundialmente reconhecido. b. Machado de Assis fundou a Academia Brasileira de Letras. c. “Dom Casmurro” foi escrito por Machado de Assis. d. Sempre gostei dos livros de Machado de Assis. e. Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.
10. A palavra “adeus” aparece várias vezes ao longo do poema. Mas a cada momento em que é dita por Teresa, aparece acrescida de um sentimento. Releia os versos abaixo e explique as diferenças semânticas em cada verso.
a) E ela, corando, murmurou-me: “adeus.
b) E ela, entre beijos, murmurou-me:“adeus!”
c) Ela, em soluços, murmurou-me: “adeus!” *
Soluções para a tarefa
5) O efeito das rimas no poema é para dar musicalidade, movimento no texto e para consequentemente prender a atenção do leitor.
6) O sentido das escolhas de pontuação (reticências) cria no poema o efeito de continuidade do pensamento do eu lírico, que sofre com a lembrança da amada e despede com sentimento de que um dia retornará.
7) Verso do poema que retrata a experiência real do amor e não platônico: "A valsa nos levou nos giros seus...E amamos juntos... depois na sala."
"Inda beijando uma mulher sem véus”
No caso, a descrição revela as experiência que o Eu lírico teve com a amada, algo real que aconteceu na história.
8) No verso “A valsa nos levou nos giros seus, cria uma imagem de dança entre o eu lírico e Teresa, rodopiando no salão no dia de uma grande festa.
9) A alternativa correta é a letra e) Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio pois apresenta a figura de linguagem metonímia quando diz que lê Machado de Assis desde o Ensino Médio, indicando que faz tempo que pratica a leitura de obras do autor.
10) Diferença de semântica em cada verso:
a) E ela, corando, murmurou me: adeus.
Sentido de envergonhada, acanhada, modo tímido, evidenciado pelo termo “corando”.
b) E ela, entre beijos, murmurou me: adeus!.
Sentido mais romântico, apaixonado, entre beijos com o seu amado.
c) Ela, em soluços, murmurou-me: adeus!
Sentido de tristeza, tom de despedida uma vez que vai se separar do amado, gerando dor pelo distanciamento.
Bons estudos!
5. Sim, o poema apresenta rimas. O efeito que as rimas provocam no ritmo do poema é de musicalidade, sonoridade, fazendo com que o leitor tenha a sua atenção redobrada e este consiga se prender à leitura.
A rima é um recurso bastante usado nos textos poéticos, justamente para empregar musicalidade, sonoridade e ritmo. Os versos das poesias que não possuem rimas são denominados "versos brancos".
Geralmente, a rima é feita de um verso para o outro, em suas linhas, repetindo os sons semelhantes ou idênticos das palavras, ao fim de cada vocábulo, com a repetição da vogal tônica do verso e fonemas.
6. O sentido das escolhas de pontuação cria no poema o efeito de continuidade do pensamento do eu lírico, por meio das reticências.
As reticências são um sinal de pontuação que são responsáveis por dar uma pausa no enunciado, normalmente indicando omissão de algo que não se quer deixar exposto por algum motivo, cabendo ao leitor compreender a partir da interpretação de texto.
No caso em questão, o autor utiliza as reticências para indicar que os momentos ao qual o eu lírico se refere foram marcantes para o mesmo, e que esse sofre ao relembrar de cada um deles.
7. Um verso do poema de Castro Alves que retrata a experiência do amor real, e não do amor platônico comumente representado na época, pode ser o seguinte:
"A valsa nos levou nos giros seus... E amamos juntos... depois na sala."
O verso apresentado faz referência a um fato realmente ocorrido entre o eu lírico e sua amada, onde os dois puderam aproveitar de momentos entre si em que estavam apaixonados.
O amor platônico bastante utilizado na época se referia a uma idealização do amor, onde este se fazia presente somente no campo das ideias, com a criatividade da imaginação.
8. No verso “A valsa nos levou nos giros seus", o eu lírico cria uma imagem de dança entre ele e Teresa, onde eles dançam juntos no salão ao som de uma música.
A imagem pode ser criada pelo leitor a partir das palavras apresentadas, que são "valsa", que se refere a um tipo de música, e "giros", que se refere à dança de valsa.
A valsa é um gênero musical em que normalmente dançam casais. A própria palavra valsa já se refere a "voltas", que são dadas pelos casais que dançam abraçados. Em filmes famosos, casais apaixonados são comumente retratados dançando valsa.
9. A alternativa correta em que podemos encontrar metonímia é a letra E) Leio Machado de Assis desde o Ensino Médio.
Uma metonímia pode ser caracterizada como uma figura de linguagem onde há a utilização de um termo sem que este se encontre em seu contexto semântico habitual. Ou seja, é uma substituição ou interligação de uma palavra com outra, e isso só é permitido devido à relação de sentidos que existe entre os dois termos.
No caso em questão, a letra E possui metonímia pois o autor utiliza o "Ensino Médio" como referência de tempo, ou seja, emprega outro sentido ao termo.
10. Diferenças semânticas em cada verso:
a) E ela, corando, murmurou me: "adeus!"
No verso há um sentido de vergonha, de timidez, e isso fica nítido pela palavra "corando".
b) E ela, entre beijos, murmurou me: "adeus!"
No verso há o sentido de amor, romance, paixão, e isso fica nítido pela expressão "entre beijos".
c) Ela, em soluços, murmurou-me: "adeus!"
No verso há o sentido de tristeza, emoção, e isso fica evidenciado pela expressão "em soluços".
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/33791173
https://brainly.com.br/tarefa/26834047
https://brainly.com.br/tarefa/13492351
https://brainly.com.br/tarefa/626405
https://brainly.com.br/tarefa/40525025
https://brainly.com.br/tarefa/25331108