Geografia, perguntado por betinaperesbp, 9 meses atrás

5- O Plano Marshall foi proposto em 1947, pelos Estados Unidos, ao final da Segunda Guerra Mundial. Considerando os interesses americanos e o papel desse plano na economia europeia da época, analise as afirmativas a seguir.



I. Os Estados Unidos tinham, dentre outros interesses, o desejo de evitar a expansão do socialismo na Europa, o que poderia ocorrer caso a economia dos países europeus encontrasse muitas dificuldades para se recuperar da Guerra.

II. A economia europeia iniciou seu processo de industrialização graças aos investimentos oriundos do Plano Marshall, criando uma complementaridade em relação à economia americana.

III. A reconstrução da economia europeia, destruída pela Guerra, só foi possível devido aos fortes investimentos norte-americanos oriundos do Plano Marshall.



Assinale a alternativa que contenha a(s) afirmativas(s) correta(s).



a) I.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) I, II e III.​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelmainardis23
2

Resposta:

Resposta é letra C.

Explicação:

I. Está correto, depois do final da Segunda Guerra Mundial iniciou-se a Guerra Fria. A primeira medida foi chamada de Cortina de Ferro, que consistia em separar a zona de influência americana e a soviética. Para evitar que países feridos entrassem ao socialismo, que buscava a hegemonia mundial e também tinha o discurso progressista, o Estados Unidos financiou a reconstrução desses países para fortificar sua zona de influência e mostrar os bens do capitalismo no desenvolvimento econômico. Assim, também criava vínculos de comercialização e dívidas desses países para com o EUA.

III. O plano Marshall salvou países da beira do abismo visto que se não tivesse sido implantado essas nações sucumbiram sob forças militares estrangeiras e também demorariam mais para serem reestabelecidas.

Errada:

II. A industrialização da Europa vem desde meados do século 19 com a revolução industrial propagada na Inglaterra, França e Alemanha.

Perguntas interessantes