5. O documento “Prioridades e estratégias para a educação”, do Banco Mundial (1995, p. 23 apud LIBÂNEO, 2016), prevê: A educação é crucial para o crescimento econômico e para a redução da pobreza. [...] A estratégia do Banco Mundial para reduzir a pobreza se concentra na promoção do uso produtivo do trabalho, que é o principal ativo dos pobres, e na prestação de serviços sociais básicos aos necessitados. [...] A educação, especialmente a educação básica, contribui para reduzir a pobreza ao aumentar a produtividade dos pobres, reduzir a fertilidade e melhorar a saúde e, ao dotar as pessoas das aptidões de que necessitam para participar plenamente na economia e na sociedade. A partir dessas discussões, leia as assertivas abaixo e indique se são Verdadeiras “V” ou Falsas “F”: (. )As políticas educacionais estão subordinadas a políticas sociais formuladas com base em critérios de racionalidade econômica. (. )A inclusão da gestão da diversidade evidencia que as políticas sociais devem promover e garantir a igualdade como condição indispensável num mundo em constante transformação. (. )O uso de estratégias de valorização humana com objetivo de ampliação da competitividade do mercado globalizado, leva os indivíduos a se responsabilizarem por seu fracasso, tendo como justificativa suas condições de pobreza e miséria. (. )O Estado que tem o dever de garantir a educação responsabiliza-se integralmente sem permitir o completo envolvimento da sociedade civil e, assim, atende às determinações do Banco Mundial de promover o desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta: A. V, V, V, F B. F, F, V, F C. V, V, V, V D. F,V, F, V E. V, F, V, V
Soluções para a tarefa
Resposta:
A.
V, V, V, F
Explicação:
O documento do Banco mundial evidencia a intenção clara de subordinar a educação, nos países em desenvolvimento, às leis do mercado e ao desenvolvimento econômico, no entanto, promove ações em favor dos direitos sociais e da diversidade, pois ao difuldir tais valores acaba por mascarar seus verdadeiros interesses que são, entre outros, excluir aqueles menos favorecidos e atribuir-lhes a culpa pela própria exclusão.Essa política tem sido a razão pela qual o Estado, que tem o dever pela educação, divida a responsabilidade com a sociedade civil.
Resposta: Alternativa A V, V, V, F.
Explicação: O documento do Banco mundial evidencia a intenção clara de subordinar a educação, nos países em desenvolvimento, às leis do mercado e ao desenvolvimento econômico, no entanto, promove ações em favor dos direitos sociais e da diversidade, pois ao difuldir tais valores acaba por mascarar seus verdadeiros interesses que são, entre outros, excluir aqueles menos favorecidos e atribuir-lhes a culpa pela própria exclusão.Essa política tem sido a razão pela qual o Estado, que tem o dever pela educação, divida a responsabilidade com a sociedade civil.