5) O Decreto 7.083/2010 apresenta como uns dos princípios para a educação integral a integração de espaços escolares com outros espaços educativos na busca pela articulação entre as disciplinas curriculares (diferentes campos de conhecimento e práticas socioculturais) e a composição de espaços educativos que contribuam para o desenvolvimento de atividades de educação integral. "Quando tratamos da educação não-formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal" (GOHN, 2006). A distinção entre esses três conceitos é importante para a compreensão de um currículo que atenda o ser humano de maneira integral. Avalie as afirmações, a seguir identificando o tipo de educação conforme o enunciado: I. A educação ___________ é aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas. II. A educação ___________ é aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados. III. A educação ___________ é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) I: educação formal; II: educação informal; III: educação não-formal. b) I: educação informal; II: educação não-formal; III: educação formal. c) I: educação formal; II: educação não-formal; III: educação informal. d) I: educação informal; II: educação formal; III: educação informal. e) I: educação não-formal; II: educação informal; III: educação formal.
Soluções para a tarefa
Resposta: e) I: educação não-formal; II: educação informal; III: educação formal.
Explicação: CORRIGIDA PELO AVA.
Resposta:
Av - Subst. 2 - Teorias e Práticas do Currículo
1 a) Todas as críticas acima são pertinentes, contribuindo para a reflexão de importantes questões que envolvem a BNCC e a educação brasileira.
2 a) I: interculturalidade; II: assimilacionista; III: diferencialista.
3 e) As asserções I e II são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
4 c) "Quando nós fomos no Urubu Branco, vimos várias fazendas e muito gado nos pastos. Os brancos derrubaram a mata que tinha na beira do Ipirakwãri. Agora nós fomos observar só pasto no lugar da mata. E deixaram só um pouquinho de mata para Ipirakwãri. E daí que a água desce sem a mata. No Urubu Branco os brancos fizeram um pasto muito grande para os gados. Na estrada do Xani’ãona nós vimos os pau-brasil cortados. Os brancos estão acabando o pau-brasil do Urubu Branco". (Relato de Tamanãxowoo, aluna da 5ª série, 1991. In: PAULA, 1999, p. 86-87)
5 e) I: educação não-formal; II: educação informal; III: educação formal.
Explicação:
Corrigida pelo AVA