5) O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento que possuem uma agricultura de país desenvolvido. Os países desenvolvidos costumam subsidiar os seus agricultores, uma prática não muito aceita pela Organização Mundial do Comércio (OMC). De acordo com as regras da OMC, a utilização de subsídios na atividade agropecuária se torna uma prática desestimulante para qualquer atividade, já que interfere diretamente no livre comércio das mercadorias e na formação de preços. Diante de tal situação e do impacto da aplicação de subsídios, avalie as afirmações a seguir:
I. Os subsídios agrícolas são incentivos pagos pelo governo para os agricultores de seu país, de tal forma que compense os preços de mercado inferiores ao custo de produção.
II. Os subsídios funcionam como incentivo ao aumento de produção, uma maneira de o governo garantir uma renda mínima ao produtor rural.
III. Preço mínimo, concessões, empréstimos e títulos são exemplos de subsídios sustentados por empresas privadas, assim como o fornecimento de bens e serviços de infraestrutura geral e a aquisição de bens.
IV. Subsídio é uma forma de protecionismo agropecuário, que objetiva garantir a segurança alimentar e, muitas vezes, a soberania alimentar.
É correto o que se afirma em:
A= I e II, apenas.
B= III e IV, apenas.
C= II e IV, apenas.
D= II e III, apenas.
E= I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
E= I, II e IV, apenas.
O subsídio agropecuário compreende um tipo de protecionismo econômico fornecido pelo Estado, relacionado a preço mínimo, concessões, empréstimos e títulos, que permitem movimentar ainda mais a produção, a um custo final maior ao consumidor final.
Por conta disso, é considerado como uma prática ilegal, já que gera ainda mais lucro ao produtor rural (agricultor), com uma hipervalorização do produto no mercado para os consumidores.
luana7888:
correto obg
Respondido por
2
Resposta:
E= I, II e IV, apenas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás