5. Nas decadas de 1960 e 1970, diversos paises da América Latina sofreram
golpes militares. Quais eram as justificativas dos militares golpistas para
essas intervencões? Marque um X nas alternativas corretas.
a)Garantir o poder de determinados grupos sociais.
b)Proteger os interesses do capital estrangeiro que investia nos paises.
c)Proteger os interesses do capital local por meio das nacionalizações
d)Conter as ações de sindicatos e partidos politicos de esquerda.
e)Estabelecer parcerias entre as Forças Armadas e o poder civil
f)Ampliar o poder do Estado para controlar a sociedade civil
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra f )
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
✔CORRETAS
❌ERRADAS
A)❌
B)✔
C)✔
D)❌
E)✔
F)✔
Explicação
Essas ditaduras foram fortemente influenciadas pelos Estados Unidos, que encontraram nesse caminho uma forma de manter o continente americano sob a sua influência e evitar que a experiência cubana se repetisse em outros locais. Um dos primeiros golpes a serem apoiados pelos norte-americanos foi o que aconteceu no Brasil, em 1964.
O caso brasileiro foi o primeiro de uma fase de ditaduras em toda a América do Sul. A interferência norte-americana em nosso país deu-se a partir da posse de João Goulart como presidente. Goulart era enxergado com maus olhos pelo governo norte-americano porque ele havia se voltado contra os lucros excessivos de multinacionais dos Estados Unidos no Brasil, além de ter sido um político apoiado pela esquerda e que defendia a realização de reformas socioeconômicas no país.
O governo de João Goulart, assim como o cenário político e social do Brasil, era visto como contrário aos interesses norte-americanos, assim, por meio do serviço de inteligência, os Estados Unidos começaram a enviar incentivos financeiros a grupos de oposição e políticos conservadores. O objetivo era desgastar profundamente o governo de João Goulart.
✔CORRETAS
❌ERRADAS