5. Na Grécia a cidadania não era para todos. Existiam pessoas que faziam parte da classe dos cidadãos e outros que eram excluídos. De acordo com o texto, em Roma existia também pessoas que eram excluídos do direito de serem cidadãos? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Sim, As crianças e as mulheres não faziam parte do grupo de cidadãos. Os escravos eram considerados como propriedades, ficando assim sem nenhum direito. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.
Como na Grécia, em Roma o exercício de cidadania estava ligado com a capacidade exercer direitos políticos e civis. A cidadania romana era atribuída somente aos homens livres (nem todos os homens livres eram considerados cidadãos). Os cidadãos tinham o Direito: a ser sujeito de Direito privado (jus civile); ao acesso aos cargos públicos e às magistraturas; à participação das assembleias políticas; e às vantagens fiscais.
Na sociedade romana as pessoas eram diferenciadas entre livres e escravos. Os cidadãos não eram considerados todos iguais e livres, e se dividiam em categorias de classes. A participação nas atividades político-administrativas era restrita a uma parcela mínima, aos cidadãos ativos; além do que, nem todos podiam ocupar cargos políticos e administrativos.