História, perguntado por anajuliaestevesdecam, 10 meses atrás

5 mitos da mitologia greco romana me ajudem pfvr

Soluções para a tarefa

Respondido por thamiressoares01
1
1- O mito de Cronos, o deus que devorava seus filhos

Urano não gostava de seus filhos e não queria que eles saíssem da Terra. Isso provocou a ira de Gaia, que convocou seus filhos a se rebelarem contra o pai. Só Cronos atendeu ao chamado.

Munido de uma foice dada por Gaia, na primeira oportunidade Cronos perfurou Urano nos testículos, de onde jorrou sangue que fecundou a Terra. Assim nasceram os Gigantes, as Erínias (entidades punitivas) e as ninfas Melíades. Algumas gotas de sangue caíram no mar, dando origem a Afrodite, deusa do amor e da beleza.




2- O mito de Pandora


Pandora é a primeira mulher na mitologia grega. Ela foi enviada por Zeus à Terra como um presente para os homens. Na sua ida à Terra, Pandora levou consigo uma caixa e recebeu dos deuses a advertência de jamais abri-la. Ela não sabia, mas dentro da caixa havia todos os males que podemos imaginar, como guerras, pestes e fome. Detalhe: até então, o mundo dos homens era regido pela paz.

Mas a curiosidade de Pandora falou mais alto. Passado um tempo, ela abriu a caixa, deixando escapar tudo o que havia lá dentro. Ela ainda tentou desfazer o erro, voltando a fechar a caixa, mas já era tarde. A única coisa que restou lá dentro foi a esperança.



3- O mito de Prometeu

A história de Prometeu é uma das mais famosas da mitologia grega. Prometeu é um titã de segunda geração que participou da batalha contra os deuses, vencida por Zeus. E foi este mesmo Zeus quem condenou Prometeu a um dos destinos mais terríveis que se possa imaginar. O crime? Roubar o fogo dos deuses e compartilhá-lo com os homens.

O castigo a que Zeus condenou Prometeu é horripilante. Todos os dias uma água devoraria o fígado do indefeso titã, acorrentado a uma rocha. Para piorar, o martírio se repetiria diariamente, já que o fígado se reconstituiria durante a noite, ficando novinho em folha para águia repetir o serviço no dia seguinte. Consegue imaginar um castigo pior?


4- Apolo: luta contra Píton e fundação do Oráculo de Delfos

Apolo era filho bastardo de Zeus. Seu nascimento já não foi nada fácil, já que Hera, a esposa legítima do deus dos deuses, fez de tudo para atrapalhar o parto da pobre Leto, mãe de Apolo. No final das contas, acabou dando tudo certo, e Apolo, com apenas um ano de vida, teve de enfrentar um novo desafio enviado por Hera: a serpente Píton.

O encontro se deu próximo ao Monte Parnaso, quando Apolo procurava um local para instalar seu santuário. Mas Apolo era um arqueiro formidável, e bastou uma flecha certeira para derrubar o dragão. No local onde se deu a batalha foi fundado o Oráculo de Delfos, onde a sacerdotisa Pítia realizava as suas previsões.


5- Odisseu e o Ciclope Polifemo

Após a Guerra de Troia, o herói Odisseu tomou o caminho de volta a sua terra natal, Ítaca. O problema foi chegar lá... No caminho, houve uma série de contratempos, entre os quais o encontro com o monstruoso ciclope Polifemo.

Desviados de sua rota, Odisseu e seus companheiros foram parar na ilha dos ciclopes. Explorando a ilha, eles encontraram uma caverna vazia. Mal sabiam se tratar da morada do gigantesco Polifemo. Quando o ciclope apareceu, flagrou os homens de Odisseu comendo suas comidas e ficou furioso. Dois dos intrusos foram jantados pelo ciclope naquela mesma noite.

Mas Odisseu era esperto. Certa noite, ofereceu vinho ao ciclope. Já embriagado, o monstro perguntou o nome de Odisseu, que respondeu "Ninguém". Polifemo pegou no sono, e Odisseu aproveitou o momento para fincar uma estaca no seu único olho. Quando o ciclope acordou, foi buscar ajuda nas outras cavernas, gritando "Ninguém está tentando me matar!".
Perguntas interessantes