Português, perguntado por ferreiraemily28, 11 meses atrás

5- Marque a alternativa correta: * 4 pontos a - ( ) Verbo intransitivo pede objeto. b - ( ) Verbo transitivo direto pede objeto indireto. c - ( ) Os pronomes o, a, os, as substituem o objeto direto. d - ( ) Os pronomes lhe, lhes, se, me substituem o objeto indireto.

Soluções para a tarefa

Respondido por monniza
4

Resposta:

A. F (Verbo intransitivo não pede complemento)

B. F (objeto DIreto)

C. V

D. F (lhe e lhes substituem objeto indireto)

Explicação:

Respondido por philvanrooij
0

Resposta:

Analise a citação do texto: "A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica que investiga quais são os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro. Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina independente, pois essas questões se achavam vinculadas aos textos de metafísica. Surge como disciplina autônoma apenas na Idade Moderna, quando os filósofos se ocupam de forma sistemática com as questões sobre a origem, essência e certeza do conhecimento humano, a partir de Descartes, Locke, Hume, e culminando com a grande crítica da razão levada a efeito por Kant. O esquema a seguir indica os principais problemas do conhecimento: - quanto ao critério da verdade: o que permite reconhecer o verdadeiro? (Exemplo: a evidência, a utilidade prática.) - quanto à possibilidade do conhecimento: pode o sujeito apreender o objeto? (Exemplo: dogmatismo, ceticismo.) - quanto ao âmbito do conhecimento: abrange a totalidade do real, ou se restringe ao sujeito que conhece? (Exemplo: realismo, idealismo.) - quanto à origem do conhecimento: qual é a fonte do conhecimento? (Exemplo: racionalismo, empirismo.) A verdade Todo conhecimento coloca o problema da verdade. Pois quando nos conhecemos, sempre nos perguntamos se o enunciado corresponde ou não à realidade. Van Meegeren foi um pintor que falsificou obras de Vermeer, como A moça de turbante. O museu de Washington, mesmo depois de descoberta a fraude, comprou do governo holandês a maioria dos Van Meegeren, tal era a qualidade do seu trabalho: "Os falsos Vermeer eram verdadeiros Van Moegeren". Comecemos distinguindo verdade e realidade. Na linguagem cotidiana, frequentemente, os dois conceitos são confundidos. Se nos referimos a um colar, a um quadro, a um dente, só podemos afirmar que são reais e não verdadeiros ou falsos. Se dissemos que o colar ou o dente são falsos, devemos reconhecer que o "falso" colar é uma verdadeira bijuteria e o dente um verdadeiro dente postiço. Isso porque a falsidade ou veracidade não estão na coisa mesma, mas no juízo, e portanto no valor da nossa afirmação. Há verdade ou não dependendo de como a coisa aparece para o sujeito que conhece. Por isso dizemos que algo é verdadeiro quando é o que parece ser. Assim, ao beber o líquido escuro que me parecia café, descubro que o "falso" café é uma verdadeira cevada. A verdade ou falsidade existe apenas no juízo "este líquido é café", no qual se estabelece o vínculo entre sujeito e objeto, típico do processo do conhecimento. Resta portanto saber o que é a verdade enquanto juízo a respeito da realidade. Para os escolásticos, filósofos medievais, "a verdade é a adequação do nosso pensamento as coisas". O juízo seria verdadeiro se a representação fosse cópia fiel do objeto representado." Assinale a afirmativa correta a respeito do texto. *

20 pontos

A)O texto cita tipos de conhecimento: quanto ao critério da variabilidade; quanto à possibilidade do conhecimento; quanto ao âmbito do conhecimento e quanto à origem do conhecimento.

B)O texto cita tipos de conhecimento: quanto ao critério da verdade; quanto à possibilidade do conhecimento; quanto ao âmbito do conhecimento e quanto à origem do conhecimento.

C)Todas as alternativas são corretas;

D)Todas as alternativas são erradas.

E)O texto cita tipos de conhecimento: quanto ao critério da verdade; quanto à impossibilidade do conhecimento; quanto ao âmbito do conhecimento e quanto à origem do conhecimento.

F)O texto cita tipos de conhecimento: quanto ao critério da verdade; quanto à possibilidade do conhecimento; quanto ao âmbito do conhecimento e quanto à finalidade do conhecimento.

Perguntas interessantes