História, perguntado por ednasalomao, 1 ano atrás

5. Leia o trecho a seguir.
Os pobres, suas mulheres e filhos eram os escravos dos ricos. Eles eram chamados de Pelatae e Hectemori: pois eles podiam trabalhar nas terras dos ricos somente se retivessem apenas a sexta parte da colheita. Todas as terras estavam nas mãos de poucas pessoas e se os camponeses não pudessem pagar pelo arrendamento da sua terra, eles e seus filhos podiam ser reduzidos à escravidão”.(ARISTÓTELES, Constituição de Atenas, I, 2. – No trecho acima Aristóteles diz que:
a) O desenvolvimento da escravidão na Grécia antiga só foi possível graças a abundância de mão-de-obra, que deixava se submeter ao trabalho compulsório pelos proprietários de terra para não passar fome.
b) A escravidão na Grécia Antiga ocorreu apenas no auge do período clássico com a expansão do comércio e a necessidade de aumento da produtividade, fazendo com que um pequeno grupo de proprietários de terra impusesse a escravidão a todos os aldeões pobres e suas famílias.
c) A escravidão na Grécia antiga iniciou-se no período homérico. Com o declínio do comércio o trabalho no campo era a única forma de suprir a subsistência e aqueles que não possuíam terras, acabaram deixando se escravizar para conseguir manter suas famílias
.d) Palatae significa clientes e Hectamori eram os camponeses que eram obrigados a trabalhar nas terras do senhor e podiam ficar apenas com a sexta parte do que produziam e que aqueles que não pudessem honrar com suas dívidas tornavam-se escravos dos donos das terras.

Soluções para a tarefa

Respondido por dacsoares
6
A resposta é a letra d, com certeza!
Perguntas interessantes