5) Leia o texto abaixo:
(CESGRANRIO) “Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente onde o Homo Sapiens surgiu há um milhão de anos… Para o ano 2000 só faltam seis, mas a Humanidade não ingressará no terceiro milênio, enquanto a África for o túmulo da paz.”
(Augusto Nunes, in: jornal O GLOBO, 6.8.94)
A situação de instabilidade no continente africano, o genocídio que teve lugar em Ruanda, assim como a guerra civil em curso na República Democrática do Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no Sudão, revelam uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse estado de coisas deve-se, em parte: *
1 ponto
a) Às diferenças ideológicas que perpassam as sociedades africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os adeptos do planejamento central.
b) À intolerância religiosa que impede a consolidação dos estados nacionais africanos, divididos nas inúmeras denominações cristãs e muçulmanas.
c) Aos graves problemas ambientais que produzem catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a fome, a violência e a miséria em todo o continente.
d) À herança do colonialismo, que introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das sociedades locais.
e) Às potências ocidentais que continuam mantendo uma política assistencialista, o que faz com que os governos locais beneficiem-se do caos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra E
Espero ter ajudado
WINZONEm4jet4:
ajudou muito, obrigado
Respondido por
1
Resposta:
d)à herança do neocolonialismo, que introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das sociedades locais.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás