5) Leia o texto a seguir.
Para entender essas manifestações populares é preciso voltar ao início do século 13. Na baixa Idade Média, as migrações eram comuns em toda a Europa. A população crescera bastante e havia muitos camponeses sem terras, migrando de vila em vila, procurando trabalho ou algum tipo de assistência. Essa multidão que vivia em trânsito ou à beira das estradas era um público farto para os pregadores messiânicos, que dominavam a cena religiosa. "O cristianismo estava ameaçado por muçulmanos e bárbaros e os movimentos de 1212 são filhos dessa crise", diz Christopher Tyerman, professor do Hertford College, em Oxford, Inglaterra. A Cruzada das crianças. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2019.
O texto sobre a baixa Idade Média relaciona
a(o):
a) fim do domínio da Igreja e a falência do sistema feudal.
b) crise do sistema feudal e recrutamento de cruzadistas.
c) interesse da Igreja e dos mulçumanos de reduzir a pobreza.
d) finalidade política das Cruzadas e a participação da população pobre.
e) expansão dos povos mulçumanos e o apoio militar das tribos bárbaras
por favor me ajudemmmmm
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
Explicação:
a resposta corre tá é a A
Resposta:
b) crise do sistema feudal e recrutamento de cruzadista
Explicação:
As Cruzadas tiveram um papel fundamental na desestruturação do feudalismo europeu, a partir do século XII, enfraquecendo sua estrutura de poder que já era fortemente descentralizada.
Os senhores europeus gastaram enormes somas de dinheiro e mão de obra para participar das Cruzadas, devastando seus tesouros. Apenas os senhores mais fortes e ricos poderiam suportar as perdas financeiras e de mão de obra das Cruzadas.
As Cruzadas também perturbaram a forma como a sociedade estava organizada, camponeses podiam juntar-se às Cruzadas e ganhar salários, em vez de praticarem a agricultura para sua subsistência. Isso colocou os camponeses em contato com o mundo mais amplo e mostrou-lhes um lugar fora do trabalho na mansão do senhor. E então, os nobres, incapazes de resistir às mudanças sociais trazidas pelas Cruzadas, foram forçados a ceder mais de sua autoridade a monarcas poderosos. Esses monarcas, em vez de serem senhores feudais, tornaram-se os líderes dos estados centralizados, os famosos reis, que criaram estados-nação fortes como temos hoje