5) Leia o texto a seguir:
Modernismo português: As três vertentes da literatura moderna em Portugal.
O modernismo português desenvolveu-se desde o início do século XX até o final do Estado Novo, na década de 1970. Trata-se de um período amplo, no qual três vertentes são muito importantes: o Orfismo, o Presencismo e o Neorrealismo, cada um com características marcantes e de grande influência.
[...] Portanto, desde o marco inicial, a publicação da revista Orpheu, em 1915, influenciada pelas grandes correntes estéticas europeias, como o Futurismo e o Expressionismo, ao Neo-realismo, houve uma alteração de percurso. Passou-se de uma poesia mais complexa e de difícil acesso ao engajamento explícito dos neorrealistas. Em comum, porém, está a busca de um rompimento com o passado e uma visão crítica, demolidora e irreverente da arte, da política e da cultura portuguesas.
(D'AMBROSIO, Oscar. Modernismo português: As três
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Acerca das três vertentes literárias do modernismo europeu, pode-se evidenciar que:
O orfismo foi o movimento mais efêmero dentre os demais, relacionando a música com a abstração pura, desenvolvendo um evidente lirismo diante das composições artísticas.
O presencismo pode ser identificado como movimento literário que marca a segunda fase movimento português, caraterizado por grande introspecção, desenvolvendo o chamado "psicologismo de presença."
Respondido por
3
Resposta:
v-v-f-v
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás