5. Leia o poema: "Meu verso rastêro, singelo e sem graça. Não entra na praça num rico salão. Meu verso só entra no campo e na roça. Nas pobre paioça, da serra ao sertão". Podemos identificar a figura de linguagem chamada antítese (duas palavras com sentidos opostos) em qual dicotomia? Râstero e Paioça, -Campo e Roça, -Serra e sertão,- Rico salão e Pobre paioça, -Entra na praça e Entra no campo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
5. Leia o poema: "Meu verso rastêro, singelo e sem graça. Não entra na praça num rico salão. Meu verso só entra no campo e na roça. Nas pobre paioça, da serra ao sertão". Podemos identificar a figura de linguagem chamada antítese (duas palavras com sentidos opostos) em qual dicotomia?
( )Râstero e Paioça,
( )Campo e Roça,
( )Serra e sertão,
(X)Rico salão e Pobre paioça,
( )Entra na praça e Entra no campo?
Explicação: Espero ter ajudado, Seja Feliz!!!!!
A figura de linguagem antítese acontece na dicotomia "Rico salão e Pobre Paioça", já que antítese quer dizer a aproximação de termos opostos.
Figura de linguagem: antítese
A antítese é uma figura de linguagem que se dá quando há aproximação de termos com sentidos opostos. No caso da questão, a única dupla de palavras que aproxima termos opostos é "Rico" e "Pobre".
A palavra antítese tem origem do grego, “antithèsis”, que é a justaposição do termo “anti” (contra) e thèsis (ideia), ou seja, ideia contra.
As figuras de linguagem são recursos de escrita que têm a finalidade de dar ênfase ou expressividade ao discurso.
Leia mais sobre figuras de linguagem no link: https://brainly.com.br/tarefa/13866493
#SPJ2