5 Leia o excerto a seguir, de Machado de Assis:
“gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí, vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos.”
Considere as seguintes proposições:
I O trecho faz parte do Pré-Modernismo e fala das pessoas do centro urbano;
II A passagem diz que a morte mostra um lado positivo, pois ao menos ela traz uma lado positivo da vida que tivemos;
III Descrença na religiosidade e apologia ao ateísmo.
IV Apego à vida e angústia diante da morte.
Está correto o que se afirma em:
A I, II
B II
C I, III
D IV
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1
Resposta: D - IV
Explicação:
Item I - falso pq Machado de Assis é representante do Realismo e não do pré-modernismo.
Item II - me gerou dúvida no princípio e acabei a eliminando principalmente pq não existe a opção “II, IV” como alternativa correta. Numa análise mais profunda, percebe-se que este item é uma contraposição: apesar do trecho falar sobre epitáfio e morte, o que ele traz não é “um lado positivo da vida”, mas sim a descrição da vida como sendo “a sombra que passou”.
Item III - falso pq o trecho não fala nada sobre religiosidade e ateísmo.
Item IV - o trecho descreve justamente isso: o epitáfio e a morte.
Entendeu?
Qualquer dúvida, é só comentar!
Bons estudos.
Explicação:
Item I - falso pq Machado de Assis é representante do Realismo e não do pré-modernismo.
Item II - me gerou dúvida no princípio e acabei a eliminando principalmente pq não existe a opção “II, IV” como alternativa correta. Numa análise mais profunda, percebe-se que este item é uma contraposição: apesar do trecho falar sobre epitáfio e morte, o que ele traz não é “um lado positivo da vida”, mas sim a descrição da vida como sendo “a sombra que passou”.
Item III - falso pq o trecho não fala nada sobre religiosidade e ateísmo.
Item IV - o trecho descreve justamente isso: o epitáfio e a morte.
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