5) Leia a letra da música Sob Medida de Chico Buarque e analise o discurso poético que refere-se na passagem:Sob Medida - Chico BuarqueSe você crê em Deus Erga as mão para os céus E agradeça Quando me cobiçou Sem querer acertou Na cabeçaEu sou sua alma gêmea Sou sua fêmea Seu par, sua irmã Eu sou seu incesto Sou perfeita porque Igualzinha a você Eu não presto Eu não prestoTraiçoeira e vulgar Sou sem nome e sem lar Sou aquela Eu sou filha da rua Eu sou cria da sua Costela Sou bandida Sou solta na vida E sob medida Pros carinhos seus Meu amigo Se ajeite comigo E dê graças a DeusSe você crê em Deus Encaminhe pros céus Uma prece E agradeça ao Senhor Você tem o amor Que merece. A canção Sob Medida foi escrita no ano de 1979, época em que o general Geisel governava o país, enfrentamento de fortes defasagens na economia. Nesse período, o Brasil começava a passar, de forma morosa, para um regime democrático, uma vez que o governo da ditadura militar estava desacreditando a população. Durante esse período, a figura feminina era vista como submissa perante a masculina, não tendo muita voz na sociedade, seja no meio econômico, político ou social. A letra da música de Chico Buarque retrata: *
a) Traz um discurso bíblico e religioso valorizando a mulher brasileira
b) A letra faz um discurso poético como a mulher perfeita para sua época, sem defeitos e completa de qualidades
c) Chico Buarque aborda em sua letra o comportamento sexual retraído da mulher da década de 1979.
d) A poesia faz referência ao tempo da Era Clássica e moderna do século XXI, intitulando a mulher como radicalmente decidida e independente do marido e do pai
e) O discurso poético da letra intitula uma mulher segura, decidida, “bandida” e “solta na vida” contrariando a posição que ocupava na década 1979 que era imposto uma submissão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa que expõe corretamente o que a canção de Chico Buarque retrata é a letra E.
Em 1979, as mulheres não tinham liberdade de expressão, sobre elas eram impostas muitas exigências sociais, sobre seu comportamento, seu papel na sociedade, a ideia da mãe apenas como "dona do lar" e figura materna.
Porém, na canção o autor Chico Buarque, faz um discurso poético sobre uma mulher diferente dos padrões da época. Uma mulher que tinha vontades, atitude, não se submetia, era segura e decidida.
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás