5)
Karl Marx exerceu grande influência na teoria sociológica. Segundo o autor: "[...] na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção... O conjunto destas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social".
Fonte: MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo, Ed. Mandacaru, 1989, p. 28.
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o autor, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A superestrutura jurídica e política é o resultado da consciência social dos líderes políticos e independe do modo de produção em dada sociedade
b)
A superestrutura política é o resultado do modo como as pessoas se organizam para produzir a subsistência material em determinada sociedade, mas a esfera jurídica depende da consciência social.
c)
A superestrutura jurídica é o resultado do modo como as pessoas se organizam para produzir a subsistência material em determinada sociedade, mas a esfera política depende da consciência social.
d)
A superestrutura jurídica e política é o resultado do modo como as pessoas se organizam para produzir a subsistência material em determinada sociedade.
e)
A superestrutura jurídica e política é o resultado direto da ideias morais que os homens matem sobre a sociedade e não se relaciona com infraestrutura
Soluções para a tarefa
Sim. A alternativa D está correta.
Marx define os conceitos de supra e infra estrutura, Gramsci se preocupa em evitar que a construção cultural ou algum elemento da supra-estrutura se destaque em relação a ideologia.
Para embasar suas reflexões Marx organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.
Ele visualiza a ideologia como parte da estrutura afirmando que não são as ideologias que modificam organização mas sim o contrário, pois é necessário saber distinguir as ideologias arbitrárias das historicamente orgânicas e as racionalizadas.
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