5)
Imagine a seguinte situação:
Joana, universitária, recebe um convite para ir a uma festa com algumas amigas. Na festa, no entanto, Joana se perde de seu grupo e acaba conhecendo Pedro, um sujeito bem apessoado e que cativa a atenção de Joana. Pedro oferece à Joana uma bebida e, a partir do primeiro gole, Joana não se lembra de mais nada do que ocorreu na festa. Joana acorda no dia seguinte em um quarto de motel sozinha, cheia de marcas e dores no corpo, o que a leva a desconfiar que tenha sofrido uma violação.
Sem saber o que fazer e envergonhada pela situação, Joana procura o grupo de amigas da universidade que a acompanhavam na festa, buscando algum acolhimento. Ao relatar o ocorrido às amigas, contudo, Joana recebe olhares reprovadores e comentários do tipo “se não tivesse se separado do grupo, isso não teria ocorrido” ou “se não tivesse bebido tanto, isso não aconteceria”, incitando que a culpa pelo estupro era de Joana.
Desesperada e sentindo-se envergonhada, Joana comparece à primeira Delegacia que encontra para registrar um Boletim de Ocorrência. No momento da denúncia, no entanto, um funcionário não qualificado para o atendimento de casos de violência sexual e de gênero é quem atende Joana, e enquanto ela relata o ocorrido, o atendente apresenta dúvidas acerca das memórias de Joana, insinuando que ela não poderia registrar queixa de estupro por ter “esquecido” do ato sexual que realizou devido à sua embriaguez.
Considerando as especificidades da violência sexual e a importância do estudo da vítima para a compreensão da dinâmica do fenômeno criminal, associe as fases do Processo de Vitimização, presentes na Coluna A, com suas respectivas correspondentes no caso de Joana, conforme a Coluna B:
Coluna A
Coluna B
I. Vitimização Primária
1. Corresponde à fase em que Joana procura apoio em seu grupo social e recebe comentários discriminatórios, que desvirtuam a gravidade do ocorrido e projetam a culpa na vítima, e não, no criminoso.
II. Vitimização Secundária
2. Corresponde à fase do estupro, onde o fato criminoso é praticado e o dano à Joana é realizado através da conduta do delinquente.
III. Vitimização Terciária
3. Corresponde à fase em que Joana comparece à Delegacia e sofre revitimização pela atuação inadequada do funcionário público, que duvida da vítima quando deveria acolhê-la.
Assinale a alternativa que apresenta à associação correta entre as colunas.
Alternativas:
a)
I-3; II-2; III-1.
b)
I-1; II-2; III-3.
c)
I-2; II-3; III-1.
d)
I-1; II-3; III-2.
e)
I-2; II-1; III-3.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Resposta: c) I-2; II-3; III-1.
Corrigido pelo AVA
Respondido por
6
Resposta:
c) I-2; II-3; III-1.
Explicação:
Perguntas interessantes