Geografia, perguntado por rleme4228, 1 ano atrás

5- Identifique e descreva quais eram as alianças militares e econômicas da Guerra Fria e seus objetivos.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro2victorv
2

Explicação:

Tem-se uma aliança militar quando duas ou mais forças bélicas, constituídas cada qual sob comandos centrais distintos, unem-se para promover ou repelir um ataque, podendo ser firmada em tempos de paz ou de guerra.

Algumas das mais importantes alianças militares ao longo da história foram:

Santa Aliança, formada em 1815 no Congresso de Viena por Rússia, Áustria, Prússia e Reino Unido, após a derrota de Napoleão Bonaparte

Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai, na Guerra do Paraguai;

Tríplice Entente, formada por França, Reino Unido e Rússia, durante a I Guerra Mundial;

Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, também durante a I Guerra Mundial, em oposição à Tríplice Entente;

Eixo, formada por Alemanha, Itália e Japão, durante a II Guerra Mundial;

Aliados, formada sob a égide dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da URSS e da China, também durante a II Guerra Mundial, em oposição às potências do Eixo;

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), formada pelo Canadá, Estados Unidos e por países da Europa alinhados aos EUA, durante a Guerra Fria, tendo resistido ao fim das hostilidades;

Pacto de Varsóvia, formada por países do leste europeu alinhados à URSS, em oposição à OTAN, tendo sido dissolvida após o fim da Guerra Fria.

Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), uma aliança militar intergovernamental assinada em 15 de maio de 1992. Liderada pela Rússia faz oposição á OTAN são membros Rússia, Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. A China, Irã, Coreia do Norte e Ucrânia são possíveis candidatos a adesão.

Conselho de Defesa Sul-Americano (CDPA), formada por todos os membros da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).

O principal objetivo de uma aliança comercial é a otimização de esforços para conquistar consumidores ou fornecedores ou, ainda, para desenvolver determinado produto ou serviço em conjunto. Outra meta habitualmente buscada em alianças comerciais é a fixação de preços mínimos, prática muitas vezes proibida por lei.

Respondido por JoanesAbreu
5

Resposta:

Alianças Militares

As Principais alianças militares durante a Guerra Fria formavam uma polarização militar no planeta, onde de um lado havia os EUA e as potências europeias, e do outro, a União Soviética e suas repúblicas participantes.

A aliança militar durante a Guerra fria do lado ocidental foi a OTAN (Tratado Militar do Atlântico Norte), que reunia os EUA e outros países, enquanto que do lado oriental, tem-se o Pacto de Varsóvia, liderado pela URSS.

Economia

Graças a essas medidas de caráter econômico, político e militar, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética criaram blocos ou áreas de influência, isto é, um conjunto de países aliados.

Assim, o bloco liderado pelos Estados Unidos compreendia os países da Europa ocidental, da América (com exceção de Cuba), numerosos países da África, da

Ásia e da Oceania. Esses países adotavam o sistema econômico capitalista ou de economia de mercado.

A União Soviética, por sua vez, reunia sob liderança o conjunto de países chamados socialistas, que adotavam o sistema de economia panificada. Pertenciam a esse bloco os países da Europa do Leste, alguns países da África e da Ásia, além de cuba (a partir de 1961).

A China, cujo governo adotou o socialismo a partir de 1949, permaneceu aliada à União Soviética até 1958, quando rompeu a amizade com seu vizinho e passou a percorrer um caminho próprio. A partir de 1972, voltou a reatar relações com os Estados Unidos.

Objetivo

A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência. 

Era a guerra entre capitalismo e socialismo, de um lado os EUA e do outro a URSS, venceu o capitalismo (EUA). O objetivo era disputar a hegemonia militar, politica e econimica do mundo. 

A União Soviética tinha, em geral, objetivos mais tangíveis, como o território, enquanto os Estados Unidos tinham objetivos mais intangíveis, buscando estabelecer os rumos gerais da política internacional.

Explicação:

A Guerra Fria foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências.

Perguntas interessantes