Ed. Física, perguntado por lucascesarbrit, 9 meses atrás

5-> Vimos que o sistema esquelético (também chamado de sistema ósseo) é formado por vários ossos,
cujo estudo é chamado de osteologia. Também vimos que existem varias características que o definem e
diferenciam um dos outros Com base em nossos estudos relate as definições e características ósseas​

Soluções para a tarefa

Respondido por carolzynhafofinha79
0

Resposta:

O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante sua resistência, que é obtida graças à presença de uma matriz extracelular rica em fosfato e cálcio. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, não é um tecido morto, sendo encontrada uma série de células especializadas.

O tecido ósseo pode ser classificado analisando-se os aspectos macroscópicos e os aspectos microscópicos. Analisando-se macroscopicamente, o tecido ósseo pode ser classificado em compacto e esponjoso. Já quando analisamos aspectos microscópicos, o tecido ósseo é classificado em primário e secundário.

Explicação:

Aspectos macroscópicos

Tecido ósseo compacto: O tecido ósseo compacto é aquele localizado na região mais periférica dos ossos. Ele não apresenta cavidades visíveis e destaca-se por ser denso e forte.

Tecido ósseo esponjoso: O tecido ósseo esponjoso destaca-se pela aparência esponjosa devido à presença de uma série de cavidades intercomunicantes.

Aspectos microscópicos

Tecido ósseo primário: O tecido ósseo primário, também chamado de tecido ósseo imaturo, é o tecido ósseo encontrado durante a vida embrionária do indivíduo ou no momento da reparação de uma fratura. As fibras de colágeno nesse tipo de tecido ósseo são dispostas de maneira aleatória e esse tecido apresenta menor quantidade de minerais.

Tecido ósseo secundário: O tecido ósseo secundário, também chamado de maduro, haversiano ou lamelar, apresenta fibras colágenas organizadas em lamelas paralelas ou concêntricas em torno dos chamados canais de Havers. O canal de Havers é um canal no qual passam vasos e nervos que se localiza no centro do sistema de Havers ou ósteon, que é um cilindro longo formado por várias lamelas concêntricas. Os canais de Havers são capazes de comunicar-se entre si, com a superfície do osso e com a cavidade medular do osso. Essa comunicação é possível graças à presença de canais de Volkmann, que atravessam as lamelas ósseas.

Perguntas interessantes