5. (Fuvest – 1991) Dos meados do século XI até o início do século XIV, a Europa Ocidental passou por um continuado e vigoroso processo de crescimento (da população, da produção, do comércio, das corporações de ofício, das cidades), de expansão militar e territorial (Cruzadas, reconquista, colonização do Leste) e de desenvolvimento cultural e artístico (universidades, catedrais). Todo este processo deveu-se: a) à centralização monárquica, que criou as condições institucionais necessárias ao desenvolvimento econômico e cultural. b) a fatores externos ao Feudalismo, decorrentes do afluxo de capital e tecnologia do Oriente. c) a uma combinação de três modos de produção: o escravista, o feudal e o capitalista. d) à própria dinâmica do Feudalismo, que só entrou em crise no século XIV. e) ao desenvolvimento do capitalismo, que, com a crise do século XIV, passou para a fase de produção fabril.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
A alternativa B) é a correta.
A Europa Ocidental passou por um continuado e vigoroso processo de crescimento, econômico, tecnológico, artísticos e social, e todo esse desenvolvimento se deveu a fatores externos ao feudalismo.
A possibilidade de comercialização e de realização de acordos com as regiões mais orientais permitiu que houve-se um maior afluxo de capital e tecnologia do oriente para o ocidente.
O desenvolvimento de navios, rotas marítimas e a melhorias nas relações comerciais levaram a Europa a se desenvolver muito.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes