5 formas de como ocorrem as precipitações
Soluções para a tarefa
Resposta:
As precipitações podem ser superficiais ou atmosféricas não superficiais.
A precipitação superficial ocorre quando a condensação acontece junto da superfície. A precipitação atmosférica não superficial ocorre quando a condensação acontece longe da superfície. O nevoeiro, o orvalho e a geada representam a precipitação superficial. A neve, o granizo e a chuva representam a precipitação não superficial.
Explicação:
Neve
Precipitação de cristais de gelo que tiveram sua origem na cristalização da umidade atmosférica a 0° C ou a temperaturas inferiores a esta. O acúmulo da neve nas regiões frias (polares e altas montanhas) é responsável pela formação das geleiras.
Granizo
É constituído por gelo. É formado pelas correntes convectivas (movimento vertical do ar), que realizam a condução das gotas de água para as camadas mais elevadas e mais frias, onde se dá o congelamento. Pode provocar sérios danos, principalmente na agricultura.
Geada
É uma camada de gelo em que o orvalho se transforma quando a temperatura da superfície atinge zero grau.
Orvalho
São as gotas de água sobre plantas ou objetos que se condensam na superfície com o resfriamento do ar durante a noite.
Resposta:
* Chuvas Orográficas
Denominadas de "chuva de relevo", esse tipo de precipitação ocorre quando há um impedimento (seja montanha, serras ou escarpas) que barra a massa de ar úmida.
* Chuvas Convectivas
Decorrente das altas temperaturas, esse tipo de chuva geralmente precipita durante as tardes. São chuvas rápidas que podem ser seguidas de temporais.
* Chuvas Frontais
Recebe esse nome porque as massas de ar quente e ar frio se chocam frontalmente.
*Granizo e Neve
São outros tipos de precipitação que apresentam diferentes estados da água.