Sociologia, perguntado por leonardowtaglieber, 5 meses atrás

5 fatos sobre o monoteísmo

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahahmadcosta
0

Resposta:

O termo Monoteísmo etimologicamente tem origem nas palavras gregas mónos = único, théos = deus. Os monoteístas seguem apenas uma religião e creem em uma única divindade. Ao contrário do Politeísmo, que acredita em vários deuses, o Monoteísmo defende a existência de um só deus criador de todo o universo.  

Mas é importante ressaltar que dentro das religiões monoteístas existem diferenças entre as concepções de deus pregada por cada uma delas. Embora seja uma corrente mais moderna do que o politeísmo e que abriga religiões mais novas, o Monoteísmo reúne as religiões com o maior número de seguidores em todo o mundo.  

Há quem defenda que o Monoteísmo se origina na narrativa bíblica dos hebreus e que Abraão tenha sido o seu fundador. Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.  

De todas as religiões monoteístas, o Islamismo é a que mais cresce em todo o mundo. Presente em pelo menos 80 países, a religião Islã se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé. Sua doutrina prega submissão e obediência à lei de um único deus (Alah).  

Dentro do próprio Islamismo existem vertentes diferentes, das quais as mais conhecidas são as sunitas e as xiitas. Seus ensinamentos encontram-se no Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos e que, segundo a fé islã, reúne mensagens divinas recebidas por Maomé.

O Cristianismo é a religião que possui o maior número de adeptos na atualidade. Seus ensinamentos se baseiam na crença em Jesus Cristo e tem como livro sagrado a Bíblia.  

Assim como o Islamismo, o Cristianismo possui ramificações dentro da própria religião. As mais conhecidas são o catolicismo e protestantismo (resultado da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero). Os símbolos religiosos do cristianismo também variam de acordo com a vertente dos adeptos. Enquanto a cruz é usada como referência para os cristãos católicos, os cristãos protestantes adotam a própria Bíblia como seu símbolo.

De todas as religiões monoteístas, o Judaísmo é a mais antiga. Assim como o Cristianismo, os judeus têm como livro sagrado a Bíblia, no entanto, eles se baseiam nos livros do antigo testamento. Como símbolo sagrado os judeus adotam o Menorá, um candelabro de sete braços. Os templos judaicos, chamados sinagogas, abrigam uma arca que simboliza a ligação entre deus e os judeus. As sinagogas são locais de preces e de estudos e onde são realizados os cultos e rituais sagrados pelos sacerdotes chamados rabinos.

Explicação:

Perguntas interessantes