5. Explique o que foram as bandeiras de apresamento e as bandeiras de prospecção.
6. Como funcionavam as missões jesuíticas no Brasil?
7. Como os tropeiros viajavam? De que forma eles contribuíram para a integração do território brasileiro?
8. Na sociedade colonial, qual era a importância das irmandades e das festas religiosas?
9. Quais foram as formas de resistência adotadas pelos africanos escravizados no
Brasil colonial?
Soluções para a tarefa
5. Bandeiras de apresamento: adentraram no sertão para aprisionarem índios e levarem-nos para São Paulo para trabalharem como escravos. Bandeiras de prospecção: buscaram encontrar e explorar metais preciosos.
6. Os jesuítas tinham como sua principal missão catequizar todos aqueles que não tinham como o cristianismo em sua religião, em sua maioria índios.
7. Os tropeiros viajavam montados em mulas, eles foram essenciais no desbravamento do Brasil a dentro que até então apenas o litoral era povoado, diversas cidades e lugares de interesses foram formados pelos tropeiros e bandeirantes.
8. As irmandades religiosas tiveram uma importância fundamental na expansão católica na América portuguesa e, assim como suas congêneres lusitanas, reuniam leigos em torno da adoração aos santos de devoção popular, além de prestarem serviços de ajuda mútua, desde a realização de festas.
9. Os escravos que juntavam e formavam os quilombos pois juntos eram mais fortes, também adoraram uma luta em forma de dança conhecida como capoeira para se protegerem dos hostis.