5- explique o motivo pelo qual átomos com grande diferença de eletronegatividade entre si tendem a se ligarem por ligação iônica, enquanto aqueles que possuem baixa ou nenhuma diferença de eletronegatividade entre si tendem a se ligarem por ligação covalente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Os átomos com alta diferença de eletronegatividade se ligam por ligação iônica pois um acaba por ter a tendência de perder elétrons formando cátions e o outro acaba por ter a tendência de ganhar elétrons formando ânions.
Por outro lado, os átomos com baixa diferença de eletronegatividade vão ambos requerer elétrons, não permitindo uma troca de elétrons entre si e sim um compartilhamento.
Ligações iônicas e covalentes
A ligação iônica é formada por dois íons diferentes, cátion e ânion. O primeiro deles é positivo enquanto o outro é negativo. O íon positivo é formado ao doar elétrons ao outro átomo que, ao recebê-los, se transforma em íon negativo. Assim, ocorre uma atração eletrostática entre os dois íons, formando a ligação química.
A ligação covalente envolve não a doação/recepção de elétrons e sim o compartilhamento. Nesse caso, cada um dos átomos deixa à disposição do outro seus elétrons de valência para que seja atingido o octeto e vice-versa.
Saiba mais sobre ligações iônicas e covalentes em: https://brainly.com.br/tarefa/49234400
#SPJ9