5) Explique e exemplifique o Sujeito indeterminado e Oração sem sujeito.
Soluções para a tarefa
Sujeito indeterminado: O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração): Por exemplo: Procuraram você por todos os lugares.
Oração sem sujeito: ocorrem quando o verbo é impessoal e o sujeito inexistente, ou seja, o predicado não pode relacionar-se a nenhum ser. – Ocorre em verbo que estabelecem uma relação a fenômenos meteorológicos ou da natureza: Exemplo: Amanheceu o dia com neblina
Resposta:
É aquele que, embora existindo, não se pode determinar nem pelo contexto, nem pela terminação do verbo. Na língua portuguesa, há três maneiras diferentes de indeterminar o sujeito de uma oração:
a) Com verbo na 3ª pessoa do plural:
O verbo é colocado na terceira pessoa do plural, sem que se refira a nenhum termo identificado anteriormente (nem em outra oração):
Por exemplo:
Procuraram você por todos os lugares.
estão pedindo seu documento na entrada da festa.
b) Com verbo ativo na 3ª pessoa do singular, seguido do pronome se:
O verbo vem acompanhado do pronome se, que atua como índice de indeterminação do sujeito. Essa construção ocorre com verbos que não apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação). O verbo obrigatoriamente fica na terceira pessoa do singular.
Exemplos:
Vive-se melhor no campo. (Verbo Intransitivo)
Precisa-se de técnicos em informática. (Verbo Transitivo Indireto)
No casamento, sempre se fica nervoso. (Verbo de Ligação)