5. Explique de que forma John Locke mostra o liberalismo político
Soluções para a tarefa
Resposta:
O liberalismo político, que foi inaugurado por Locke, foi um dos pontos mais destacados do Iluminismo do século 18. O questionamento do direito divino dos reis e a defesa de sistemas representativos como forma de governo foram lançados por Locke no final do século 17 e extensivamente abraçados pela maioria dos pensadores iluministas que se seguiram.
Explicação:
John Locke era um defensor de que as regras políticas estivessem alinhadas com as leis naturais do mundo. Nesse sentido, qualquer poder estatal que não garantisse a vida dos cidadãos e o direito à propriedade privada não seria legítimo. Fato inédito até então, Locke foi um dos primeiros a defender abertamente o direito da população de depor o chefe de estado caso este atente contra os direitos fundamentais.
Locke não aceitava os postulados fundamentais de Hobbes, “a guerra de todos contra todos” e o “homem lobo do homem”, porque lhe parecia ser de paz e harmonia entre todos os homens, o estádio de natureza hobbesiano. “Sendo todos os homens por natureza livres, iguais e independentes, ninguém poderá ser subtraído a esse estado e submetido ao poder político de outro, sem o seu consentimento, dizia Locke(The second treatise of government, 1690, Chapter VIII, n. 95). Daí, a passagem desse estádio ao de sociedade, fazer-se, através de um acordo entre todos os homens, um pact ou contract, em que não havia renúncia de direitos naturais, como o entendia Hobbes, porém, “submissão à determinação da maioria”, que limitava e restringia os direitos naturais em favor da comunidade, através de um “governo consentido”. O estádio de direito resultara da formalização da pact. Estavam aí as bases da democracia liberal, que ampliaram os horizontes do homem no mundo liberal, como aconteceu na experiência britânica a partir da Revolução Gloriosa, em 1688, e nos Estados Unidos, com seu republicanismo e federalismo.
Explicação:
Moça desculpa mas n sei