5. Explique como ocorre a síntese de DNA, bem como suas etapas e seus RNAs.
6. Qual a relação dos vírus com o DNA de uma célula viva?
7. Explique como o vírus HIV faz para invadir a célula hospedeira. Quais são os mecanismos e estruturas utilizadas nesse processo?
8. O que é um vírus Bacteriófago?
9. Em consiste uma mutação do DNA?
Soluções para a tarefa
Resposta:
5. O DNA é "transcrito pelo RNA mensageiro e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador, que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
6.A reprodução dos vírus ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.
7. Ele ataca os linfócitos T auxiliadores, células de nosso sistema imunológico. O DNA, produzido a partir do RNA viral, penetra no núcleo do linfócito e integra-se a um dos cromossomos (provírus); e, dessa forma, comanda a fabricação de novas moléculas de RNA viral e da enzima transcriptase reversa - e, portanto, a fabricação das proteínas dos capsídios e a origem de novos vírus. Os novos vírus formados são expelidos das células e podem infectar outras.
8.Bacteriófagos, também chamados de fagos, são vírus que apresentam a capacidade de infectar bactérias, as quais são utilizadas para o processo de replicação viral.
9.As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.