5. Explique a importância do caso Herzog para o fortalecimento das mobiliza- ções contra a ditadura civil-militar.
Soluções para a tarefa
Resposta:A importância do Caso Herzog foi múltipla. Foi a primeira vez que ocorreu uma mobilização social, depois das manifestações estudantis de 1968 contra a ditadura militar. Costurou um discurso unificado entre vários setores da sociedade, desde os liberais até os da luta armada, em torno dos Direitos Humanos.
Explicação:
espero ter te ajudado meu bem !!!!
O caso Herzog mobilizou um grande número de manifestantes e foi responsável por construir um discurso unificado entre vários setores pelos Direitos Humanos. Foi um importante instrumento para a redemocratização do país.
Caso Herzog
Vladimir Herzog foi um jornalista criado no Brasil (nasceu na Iugoslávia) e naturalizado brasileiro. Ele foi assassinado em 1975 no período militar.
Na época, Herzog trabalhava na TV Cultura. Ele foi preso sob alegação de atividades no Partido Comunista Brasileiro. Foi torturado no DOI-Codi, e morreu em decorrência das lesões. O atestado de óbito alegou que o jornalista havia cometido suicídio.
A alegação de suicídio foi questionada pelos familiares e os demais presos ouviram gritos do jornalista durante a sessão de tortura.
Esses fatos impulsionaram ainda mais o movimento de oposição à ditadura. As três maiores lideranças religiosas que realizaram um ato ecumênico em memória ao jornalista.
A Ditadura acabou apenas em 1985.
Leia mais sobre a Ditadura Militar: https://brainly.com.br/tarefa/3593917
#SPJ2