5 exemplos de inércia do dia a dia.
Soluções para a tarefa
Cinco exemplos de inércia no dia a dia são o puxar de uma toalha em cima de uma mesa, estar em pé dentro de um ônibus que freia, acidente de carro, quando um carro faz uma curva e o arranque de um ônibus.
Lei da Inércia
A Lei da Inércia ou Princípio da Inércia foi concebida por Isaac Newton. Trata-se, portanto, da Primeira Lei de Newton. Ela afirma que um objeto permanecerá em repouso ou em movimento uniforme em linha reta, a não ser que tenha seu estado alterado pela ação de uma força externa.
Em outras palavras, a inércia é a resistência de um corpo em alterar o seu estado de movimento ou repouso. A tendência é que um corpo em movimento continue em movimento ou que um corpo em repouso permaneça em repouso, a menos que alguma força passe a atuar sobre ele. Cinco exemplos de inércia no dia a dia são:
- Ao puxar uma toalha que cobra uma mesa bruscamente, os objetos em cima dela permanecem no mesmo lugar.
- Ao estarmos em pé dentro de um ônibus que freia bruscamente, somos atirados para frente.
- Em um acidente de carro, as pessoas são atiradas para frente ou até arremessadas para fora do veículo. O airbag e o cinto de segurança impedem a inércia, ou seja, impedem que as pessoas continuem em movimento.
- Um carro derrapa numa curva porque a inércia faz com que ele continue a seguir em movimento retilíneo e uniforme.
- No arranque de um ônibus, o corpo dos passeiros é impelido para trás, a fim de mantê-lo em repouso.
Entenda mais sobre Lei da Inércia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/338391
#SPJ4