5-Esta ilustração foi produzida pela desenhista cearense Natália Matos. Analise-a e responda as questões. ''VOCE ESTÁ ANDANDO E LEMBRA DE ALGO BESTA E LEGAL QUE TE FAZ SORRIR:)'' b) Que sentido deve ser atribuído a palavra besta nesse contexto? trata-se de um emprego formal? c) A regencia de uma das formas verbais do texto não está de acordo com a norma-padrão ( A NORMA-CULTA, A QUE TEM AS REGRAS ). Identifique essa forma e explique qual foi o desvio. d) Esse uso é inadequado no contexto dessa produção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
5 a. Expressar alegria e felicidade é fácil. Para isso, os caracteres mais comum são os dois pontos e o parêntese :) ou :], que formam um simpático sorriso. Já o sorriso largo é representado pela junção do "x", que representa olhos fechados, e um "D" maiúsculo.
5 b. O sentido da palavra besta é pejorativo, significa indivíduo grosseiro, desumano. Trata-se de um emprego informal, por ser pejorativo, xingamento. Não a palavra ‘’besta’’ não é formal por conta de ser um tipo de xingamento.
5 c. lembra (lembrando) o verbo não está de acordo nessa frase com a pessoa indicada (você).
Explicação:
5 - Vendo a ilustração da desenhista Natália Matos, temos:
b) A palavra besta significa algo "bobo", engraçado. Trata-se de um emprego informal, pois é usada com sentido figurado.
c) O verbo que não está de acordo com a norma-padrão é "lembra". O certo era vir acompanhado do pronome "se", "se lembra".
d) Não, pois se trata de uma tirinha, gênero que usa linguagem informal.
Entendendo a tirinha
Nela, vemos uma menina de olhos fechados e um meio sorriso. Essa imagem é acompanhada pela frase "Você está andando e lembra de algo besta e legal que te faz sorrir". Ou seja, ela estava caminhando, lembrou de algo engraçado e sorriu, sozinha na rua. O sorriso foi motivado por suas memórias, algo do passado.
Assim, a palavra "besta" foi usada em sentido figurado, pois seu sentido real é "monstro". Ela não sorriria por ter pensado em um monstro (normalmente). Portanto, "besta" foi usada como uma conotação (significado dado, não primário), e não denotação (sentido primário, original e real).
E a linguagem é informal, pois nas histórias de quadrinhos, tirinhas e ilustrações, a linguagem é informal. Portanto, o erro de português se refere à norma-culta, e não ao uso no contexto da história contada.
Para saber sobre interpretação de texto e imagem, que vai te ajudar com esse tipo de exercício, acesse: brainly.com.br/tarefa/12271933
Regência Verbal
É a regra de concordância que o verbo precisa seguir quando escrito segundo a norma culta da língua portuguesa. Ele precisa concordar em pessoa, número, tempo e modo com o sujeito da oração.
Quando usamos o verbo "lembrar" seguido de preposição (no exemplo, "de"), isso significa que ele é um verbo transito indireto. Nesse caso, "lembrar de" precisa, obrigatoriamente, ser seguido ou antecedido pelo pronome "se", que indica que a própria pessoa está lembrando algo a si mesma (ela realiza e sofre a ação em simultâneo).
No caso da frase, vemos que existe a conjunção "e", que atrai o pronome "se". Por isso, a frase escrita segundo a norma-padrão seria:
- "Você está andando e se lembra de algo besta e legal que te faz sorrir".
Quando não vem acompanhado de preposição, é verbo lembrar é transitivo direto.
Para saber mais sobre transitividade dos verbos, acesse: brainly.com.br/tarefa/44699478
#SPJ2