5(Enem) "Viam-se de cima as casas acavolados umas pelas outros, formando ruas, contornando proços.As chaminés principiavam a fumar; deslizavam as cor-rocinhas multicores dos padeiros; as vacas de leite caminhavam com o seu passo vogaroso, parando à porta dos fregueses, tilintando o chocalho; os quiosques vendiam café a homens de jaqueta e chapéu desabado; cruzavam-se na ruo os libertinos retardios com os operários que se levantavom poro a obrigação; ouvio-se o rufdo estalado dos carros de águo. o rodar monótono dos bondes." AZEVEDO. Aluísio de. Cosa de Pensào. Sâo Paulo: Martins. 1973.0 trecho, retirado de romance escrito em 1884, descreve o cotidiano de uma cidade, no seguinte contexto:a)a convivência entre elementos de uma economia agrária e os de uma economia industrial indicam o início da industrialização no Brasil, no século XIX.b)desde o século XVIII, a principal atividade da economia brasileira era industrial, como se observa no cotidiano descrito.c)apesar de a industrialização ter-se iniciado no século XIX, ela continuou a ser uma atividade pouco desenvolvida no Brasil.d)apesar da industrialização, muitos operários levantavam cedo. porque iam diariamente para o campo desenvolver atividades rurais.e)a vida urbana, caracterizada pelo cotidiano apresentado no texto, ignora a industrialização existente na época.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O texto indica a convivência entre vacas leiteiras com seus sinos, carrocinhas coloridas e outras imagens bucólicas da vida do campo e elementos da industrialização, como as chaminés das fábricas e o proletariado, assim como elementos típicos da vida urbana industrializada (ainda que somente pouco industrializada), como o comportamento boêmio dos libertinos.
Outro elemento que associa os dois mundos é a união do ritmo vagaroso das carroças e dos animais e o ritmo frenético do proletariado, com o seu café e seus bondes.
É correta, nesta perspectiva, a alternativa A.
Perguntas interessantes