5. Em quais processos e tipos de procedimentos pode-se utilizar a radiação? De que forma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Independente do tipo (ionizante ou não ionizante) e origem (nuclear ou não nuclear), as radiações apresentam diversas utilizações. Entre elas, podemos destacar:
Esterilização de materiais cirúrgicos (médicos ou odontológicos);
Esterilização de alimentos industrializados;
Obs.: a esterilização é realizada visando à eliminação de micro-organismos como fungos e bactérias.Utilização na radioterapia (alternativa para o tratamento do câncer);
Realização de exames médicos de imagem (mamografia, radiografia e tomografia computadorizada);
Utilização no controle de qualidade de produção de peças metálicas, principalmente para aviões;
Datação de fósseis e artefatos históricos por meio do carbono-14;
Estudo do crescimento de plantas;
Estudo do comportamento de insetos.
Explicação:
Resposta:
Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante.
Radiações não ionizante possuem relativamente baixa energia. De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem radiações não ionizantes, nós não poderíamos apreciar um programa de TV em nossos lares ou cozinhar em nosso forno de microondas.
Altos níveis de energia, radiações ionizantes, são originadas do núcleo de átomos, podem alterar o estado físico de um átomo e causar a perda de elétrons, tornando-os eletricamente carregados. Este processo chama-se "ionização".
Um átomo pode se tornar ionizado quando a radiação colide com um de seus elétrons. Se essa colisão ocorrer com muita violência, o elétron pode ser arrancado do átomo. Após a perda do elétron, o átomo deixa de ser neutro, pois com um elétron a menos, o número de prótons é maior. O átomo torna-se um "íon positivo".
Explicação:
eu acho que e isso ,mas espero ter ajudado,beijis e tchau