História, perguntado por kfmuniz, 6 meses atrás

5.
Durante quase cinco séculos, Roma desenvolveu e manteve imensa formação imperial, que se estendia por quase todo o território europeu, parte da Ásia e norte da África. No processo de constituição do Império Romano, houve muitos conflitos e muitas guerras, algumas determinantes para o expansionismo romano. Assinale a alternativa correta sobre esse processo.


A.
A vitória de Roma nas Guerras Médicas permitiu o aprisionamento e a escravização de grande número de homens e mulheres, o que gerou aumento dos lucros dos traficantes de escravos.


B.
A vitória de Roma na guerra contra o Egito possibilitou a exploração da sociedade egípcia por meio da cobrança de impostos, o que enriqueceu o Estado romano, financiando sua expansão.


C.
A derrota de Roma nas Guerras Púnicas estabeleceu a divisão do Mar Mediterrâneo em zonas de influência romana e cartaginense, que foram respeitadas ao longo de toda a Antiguidade.


D.
As Guerras Púnicas foram fundamentais para o início e a consolidação do expansionismo romano, pois garantiram o domínio do Mediterrâneo, o que significava o controle de rotas comerciais.


E.
A derrota de Roma nas Guerras Médicas fez com que o Estado romano contasse com o financiamento privado de grandes proprietários de terra para cobrir os custos com a expansão de territórios na Ásia.

Soluções para a tarefa

Respondido por lenoaraujo99
4

Resposta:

resposta: D

Explicação:

Após a vitória contra os cartagineses (Guerras Púnicas), no norte da África, Roma teve acesso ao mar mediterrâneo e com isso obteve o domínio das rotas comerciais. Além disso, Roma conseguiu muitos prisioneiros de guerra que viriam a se tornar escravos: base econômica da sociedade romana.

Perguntas interessantes