5. “Dogmatikós, em grego, significa „o que se funda em princípios‟, ou aquilo que é „relativo a uma doutrina‟. Dogmatismo é a doutrina segundo a qual é possível atingir a certeza.” ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003, p. 54. Sobre as diferentes formas de manifestação do dogmatismo, assinale o que for correto. a) A metafísica tradicional, por acreditar que poderia progredir sem uma crítica da razão, foi considerada, por Immanuel Kant, dogmática. b) Uma ciência opõe-se ao dogmatismo, quando ela se declara neutra e legitima suas descobertas, acreditando na infalibilidade de seu método. c) As proposições do cálculo e da geometria são, para Kant, dogmáticas, pois são princípios reflexivos que unem a sensibilidade e o entendimento no juízo de gosto. d) A escola jônica, ao procurar a arché na physis, produz uma nova forma de pensamento dogmático, pois todos os seus pensadores concordam que o universo tem a mesma origem. (PRECISO DE RESPOSTA E JUSTIFICATIVA)
Soluções para a tarefa
Sobre as diferentes formas de manifestação do dogmatismo:
a) A metafísica tradicional, por acreditar que poderia progredir sem uma crítica da razão, foi considerada, por Immanuel Kant, dogmática.
Kant questionou sobre o valor do conhecimento metafísico. Considerou que o que é fundamentado é o conhecimento científico, que se limita a pôr em ordem, os materiais que lhe são fornecidos pela intuição sensível.
Não existe, portanto, a "coisa em si", os objetos exteriores tal como são, mas fenômenos, ou seja, as coisas da maneira como são percebidas e elaboradas pelo entendimento humano.
O conhecimento é um processo de síntese, no qual o intelecto proporciona a forma e a experiência oferece o conteúdo. A ligação entre ambos se estabelece pela imaginação, entendida por Kant como faculdade criadora.
Quando a razão se aplica a conceitos que não podem surgir da experiência, como por exemplo Deus, alma e mundo, que são incognoscíveis por meio da sensibilidade, produzem-se as "ilusões da razão", que são meramente especulativas.
Daí Kant negar o valor demonstrativo da metafísica tradicional em relação a tais questões: é preciso distinguir absolutamente entre o conhecimento objetivo do que é, e a crença ou certeza subjetiva no que deve ser.
Bons estudos!
ALTERNATIVA A
EZPERO TER AJUDADO