5 direitos que as criancas tem que ter
Soluções para a tarefa
1. Todas as crianças devem ter seus direitos garantidos.
Este primeiro princípio assegura que todas crianças devem receber assistência e garantia dos direitos determinados pelas Nações Unidas, com base na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Determina que isso deve acontecer independentemente de qualquer tipo de discriminação (como cor, sexo, etnia, nacionalidade, opinião política, condição financeira ou religião). Isto é, as crianças devem ter seus direitos garantidos, livres das consequências de qualquer ato de exclusão.
2. A criança será protegida e terá direito ao pleno desenvolvimento.
Este princípio menciona o direito de proteção especial da criança para garantir seu "desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social". Ela deve ser mantida segura e ter acesso a oportunidades e serviços que possam ajudá-la em seu processo de desenvolvimento como ser humano.
Além disso, o princípio estabelece que estes serviços devem ser determinados por leis e oferecidos em condições que possibilitem liberdade e ambiente digno para as crianças.
3. Crianças têm direito a nome e nacionalidade.
Este princípio garante que toda as crianças, desde o momento de seu nascimento, têm direito a receber um nome e a atribuição de uma nacionalidade.
Tanto o registro do nome, como a alegação da nacionalidade, são responsabilidade dos pais ou dos responsáveis legais pela criança.
4. Toda criança tem direito à alimentação, lazer e assistência médica.
Este princípio assegura que a toda criança tem direito à assistência da Previdência Social, além de boa alimentação, moradia, lazer e cuidados médicos adequados, pois são indispensáveis ao desenvolvimento saudável e digno.
Estes direitos de assistência valem tanto para criança, quanto para mãe, inclusive durante e após a gestação, como nos casos de realização de exames pré-natal e prestação de acompanhamento após o parto.
5. Toda criança portadora de necessidades especiais terá direito a atendimento adequado.
Este princípio é voltado para que as necessidades de crianças que tenham alguma necessidade especial ou dificuldade sejam atendidas. Elas têm direito a cuidados e acesso a tratamentos adequados, além de ter direito à educação.
As crianças que sofrem algum tipo de dificuldade social por suas necessidades especiais devem ter acesso a oportunidades para que possam ser incluídas na sociedade, levando-se em conta as particularidades da situação de cada uma.
Espero ter ajudado :D
explicação:
Para viver e crescer bem, crianças e adolescentes precisam ser tratados com carinho e atenção no dia a dia. O jeito como cada um é cuidado faz a diferença em como ele é e como será com os outros. Pensando nisso, neste Dia das Crianças, 12, o Pequeno Príncipe relembra os cinco direitos fundamentais do público infantojuvenil.
No Brasil, há mais de 20 anos, diversas pessoas discutiram e escreveram os direitos dessa faixa etária. Com isso, foi sistematizado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma lei que levou em conta o que existia antes dela no Brasil e no mundo e que apresenta o que deve ser possibilitado a cada um na sociedade. Para que os direitos sejam colocados em prática no dia a dia, é preciso ação de todos: família, comunidade e governo.
O Pequeno Príncipe faz a sua parte para uma sociedade mais cidadã e solidária. A instituição está ao lado de pais e responsáveis auxiliando na tarefa de cuidar do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A partir de uma animação, o Hospital apresenta exemplos de como os direitos fundamentais das crianças e adolescentes viram realidade. No Estatuto, eles estão divididos em capítulos, mas na vida estão misturados entre si.