5. Dicloro-Difenil-Tricloroetano, mais conhecido como DDT.
Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. Seu uso indiscriminado durante a Segunda Guerra Mundial teve justificativa no baixo valor monetário para adquiri-lo, era o mais barato inseticida da época, por isso passou a ser o mais utilizado.
O agravante no uso de DDT foi a descoberta de que esta substância pode demorar cerca 30 anos para se degradar. E o uso não se restringia só para a eliminação de insetos, sendo aplicado também por agricultores no controle de pragas nas lavouras. Esta utilização trouxe riscos ainda maiores, uma vez que a substância tóxica pode se infiltrar no solo contaminando os lençóis freáticos e mananciais.
Por este motivo é que o uso do DDT foi proibido nos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo.
Explique como o DDT chega até o organismo humano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O DDT pode chegaa até o organismo humano sendo inalado ou ingerido por alimentos contaminados.
Como o DDT é lipossolúvel, ele é absorvido com facilidade pelo sistema digestório e respiratório sendo acumulado no tecido adiposo chegando ao sistema nervoso central, onde atua na relação sódio/potássio. Como seus componentes são estocados no organismo e tem o metabolismo lento, a mãe intoxicada pode passar tais elementos tóxicos para o bebê por meio do leite materno.
Podem ser transportados a longas distâncias pela água e animais, os componentes químicos do DDT ainda contaminam o solo e a água, infectando assim, peixes e microrganismos. O DDT afeta a reprodução de aves e causa tumores em mamíferos. Quando chega ao solo sofre processo de lixiviação contaminando lençóis freáticos.