5)descreva problemas cardíacos causados pelo cigarro eletrônico
ajudaa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:Já há estudos que indicam que os vapes podem levar substâncias cancerígenas para a bexiga, gerar disfunção endotelial, aumento do risco cardiovascular, além de piorar e desencadear asma brônquica.
Males causados pelo cigarro eletrônico
Tão logo surgiu no mercado, o cigarro eletrônico (vapes) começaram a ser adotados como uma espécie de substituto do cigarro comum e, mesmo proibidos pela Anvisa desde 2009, sua comercialização ainda ocorre no país.
Segundo especialistas, tanto o cigarro comum quanto o eletrônico contêm nicotina, que gera danos muitas vezes irreversíveis nos sistemas respiratório e cardiovascular.
O que, no entanto, potencializa o alerta sobre o cigarro eletrônico é que 01 cigarro comum dispõe, em média, de 15 tragadas (ou seja, 300 tragadas em um maço), enquanto o eletrônico dispõe de 1500 tragadas!
Pra piorar, no Brasil, o cigarro comum pode ter, no máximo, 1mg de nicotina, controle este que não há no cigarro eletrônico, o que possibilita o consumo indiscriminado
Dito isso, em relação aos efeitos cardiológicos causados pelo cigarro eletrônico, o principal está atrelado à nicotina (usada sem limite no cigarro eletrônico, lembra?). Esta gera o estreitamento e enrijecimento das artérias, bem como o espessamento do sangue, o que favorece sua obstrução e, consequentemente, um infarto. Além disso, o cigarro eletrônico pode elevar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, bem como aumentar a possibilidade de formação de placas nas artérias, o que novamente eleva o risco de ataque cardíaco ou derrame.
Uma pesquisa americana constatou que os fumantes de cigarros eletrônicos, em comparação com não fumantes, possuem risco 56% maior de sofrer um ataque cardíaco e 30% maior de um AVC.
Mesmo na versão sem nicotina dos cigarros eletrônicos, tidas como menos prejudiciais, o vapor gerado pelo aparelho pode causar inflamações pulmonares, pois possui substâncias danosas ao organismo e, ademais, os aromas líquidos podem danificar os vasos sanguíneos da mesma forma que uma doença cardíaca.
Espero que tenha ajudado