5) Dentro da ideologia criada no período militar (1964-1985), especificamente, no sistema de ensino nacional, constavam os ideais de defesa da pátria e do labor do Estado em manter a paz contra a ameaça comunista que fazia-se presente no mundo ocidental. Assim, podemos dizer que um dos instrumentos de exaltação do nacionalismo aplicado nas escolas por decreto lei, foi
Soluções para a tarefa
Buscando legitimar as suas ideias diante dos estudantes e da sociedade em geral, o governo militar (1964 – 1985) instituiu a disciplina escolar “Educação Moral e Cívica”.
Tal disciplina foi implantada através do Decreto-lei 869, de 12 de setembro de 1969, que determinava a obrigatoriedade de oferta por parte das escolas, e de frequência por parte dos alunos.
Além de legitimar o poder militar ditatorial instituído na época, a disciplina de Educação Moral e Cívica tinha a finalidade de formar o “bom cidadão”, cumpridor de seus deveres; e o “caminho” encontrado para isso foi envolver a população na perspectiva ilusória de que o Brasil não vivia em uma ditadura, mas sim em Estado Democrático.
Em 1993, por meio da lei nº 8.663, a Educação Moral e Cívica deixou de fazer parte do currículo escolar do sistema de ensino brasileiro.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
A obrigatoriedade de cantar o hino nacional.
Explicação:
De acordo o capítulo 5º da Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, passou a ser obrigatório nas escolas públicas e privadas o hino nacional.