• 5 curiosidade sobre o centro-oeste?
Soluções para a tarefa
Resposta:
5. Dentre os planaltos mais conhecidos do Centro-Oeste, podemos destacar a Chapada dos Parecis, no centro-norte de Mato Grosso; a Chapada dos Guimarães, também no Mato Grosso; e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Todos esses planaltos possuem altitudes que variam de 300 m a 1200 m.
4. Já as depressões no Centro-Oeste são famosas por abrigar leitos de rios, como a depressão do Araguaia, que acompanha os vales do rio Araguaia, e a depressão do Tocantins, onde correm as águas do rio Tocantins.
3. Devido ao relevo e à localização da região, no Centro-Oeste nascem importantes rios que alimentam outras áreas do país, como alguns estados do Sul e do Norte do Brasil. O Centro-Oeste possui áreas em que três bacias hidrográficas podem ser encontradas: a Tocantins-Araguaia, a do Paraguai e a Amazônica.
2. A bacia Tocantins-Araguaia é a segunda maior do Brasil e alimenta todos os estados, com exceção de Mato Grosso do Sul. Seu principal rio no Centro-Oeste é o Araguaia, que nasce em Goiás e é um dos afluentes do rio Tocantins.
1. A vegetação do Centro-Oeste é bastante diversificada, pois há forte incidência de raios solares e clima quente, fatores ideais para o florescimento da biodiversidade. Entre os biomas encontrados na região, três merecem atenção: o Cerrado, o Pantanal e a Floresta Amazônica.